Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
UESB Vitória da Conquista

Curso de Direito é homenageado pela Câmara Municipal

Foto: Ascom/CMVC

15 anos de vitórias. Com uma trajetória consolidada e uma história recente de sucesso acadêmico e social, o curso de Direito da Uesb, campus de Vitória da Conquista, foi homenageado na noite dessa quinta-feira, 28, em audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores local. Na ocasião, em que também se comemorou o Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto, alguns dos “professores-fundadores” presentes à cerimônia foram diretamente homenageados pelos serviços prestados à Instituição e à sociedade como um todo.

A iniciativa da audiência pública foi do vereador Andreson Ribeiro, advogado formado pela Uesb. “É um motivo de muita alegria ser o autor dessa indicação, felicidade redobrada por estar homenageando os 15 anos do curso de Direito da Universidade, que ajudou a viabilizar e dinamizar Vitória da Conquista para as demais cidades do entorno”, considera o causídico. Ao longo de uma década e meia, o curso de Direito coleciona honrarias que colocam a Uesb no primeiro escalão entre as instituições que oferecem a graduação no país. Em 2012, por exemplo, a Instituição foi indicada ao Prêmio de Direitos Humanos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que, no mesmo ano, recomendou e conferiu ao curso de Direito um Selo de Qualidade com a sua chancela. Nos exames realizados pela Ordem, obrigatórios para o exercício da advocacia, desde 2004, quando formou sua primeira turma, a Uesb sempre obteve desempenho de excelência, chegando a ser a instituição de maior índice de aprovação na Bahia e a segunda no país.

Dentre as centenas de aprovações na prova da OAB, uma se destaca ao coincidir com o aniversário de 15 anos do curso: a de Joselito dos Santos Souza, deficiente visual desde os 13 anos que, ao longo da graduação, sempre contou com o suporte do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência (Naipd) da Universidade. Para a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Maria Madalena Sousa dos Anjos, o retrospecto de sucesso que culmina na homenagem prestada pela Câmara de Vereadores é o resultado de um esforço conjunto pela consolidação dos cursos de graduação da Uesb. “É um momento de muita comemoração, porque a gente vê o reconhecimento do trabalho de todos os professores, de todos os estudantes e servidores técnico-administrativos da nossa Universidade. É uma resposta extremamente positiva do curso de Direito”.

Aposentado compulsoriamente em outubro de 2013, o professor Manoel Augusto Sales Figueira foi um dos professores diretamente homenageados na audiência pública. “O curso de Direito foi tudo o que valeu à pena. Nós temos o orgulho de ter em Conquista um dos melhores cursos de Direito do Brasil. Nós temos espalhados pelo país ex-alunos que são hoje juízes de Direito, procuradores da República, promotores de Justiça, defensores públicos. Então, valeu à pena. O curso é de uma excelente qualidade, e os novos desafios estão aí, acolhidos por aqueles que estão dando continuidade ao trabalho”. Desafios que são enxergados e abraçados, inclusive, pelos discentes, cada vez mais críticos e comprometidos em dar continuidade à caminhada bem sucedida do curso. “A representação estudantil se posiciona nesse lugar, de buscar as demandas do corpo discente e conseguir, na medida do possível, fazer o necessário para tornar o curso cada vez melhor”, emenda Adriano Pereira, coordenador do Centro Acadêmico Rui Medeiros.

Além de Manoel Figueira, os professores Rui Medeiros, Lázara Abadia de Oliveira Figueira, Jorge Maia e Maria Helena Ferraz também foram lembrados pela contribuição direta na implantação do curso, em 1999. ”Todo esse reconhecimento é fruto do trabalho desses e de todos os professores. Nós conseguimos uma grande capacitação de todo o corpo docente da área de Direito, que conta com mestres e doutores, o que viabiliza trabalhos de extensão que são desenvolvidos, como o Serviço de Assistência Jurídica, o Balcão de Justiça e Cidadania, o Núcleo da Criança e do Adolescente. Todo esse conjunto tem favorecido esse bom desempenho do curso de Direito da nossa Universidade”, considera Maria Madalena dos Anjos.