Bahia

Com retorno presencial, governo do Estado disponibiliza até 180 mil testes para Covid nas escolas públicas

Com o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com os municípios, fará a testagem de até 180 mil funcionários e estudantes com idade superior a 13 anos da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais.

Os 900 mil alunos que integram a comunidade escolar da rede estadual, na Bahia, retomaram às aulas 100% presenciais nesta segunda-feira (18)

O projeto nas escolas tem a duração de três meses e, nesta segunda, foi realizada a primeira coleta no Colégio Estadual Eduardo Bahiana, em Salvador. De acordo com a titular da pasta estadual da Saúde, “estima-se que essa amostragem aleatória entre os indivíduos assintomáticos cubra até 20% da comunidade escolar. As amostras coletadas nas escolas pelas equipes municipais serão enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA)”.

Segundo Tereza Paim, o projeto pretende ser uma garantia adicional de que as escolas devem reabrir e permanecer abertas, com segurança para toda a comunidade escolar. “Assim vamos mitigar o risco de casos e surtos”, avalia a secretária da Saúde do Estado da Bahia.