Gabriel Oliveira Política Vitória da Conquista

Com casa cheia, CMVC homenageia Pedral e oficializa comissão da verdade

SAM_1578

Fotos: Gabriel Oliveira

Por Gabriel Oliveira

Em uma noite marcada pela emoção, e com o plenário Carmem Lúcia lotado, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou, nesta quinta-feira (22), audiência pública para instalação da Comissão Municipal da Verdade e homenagens a personalidades diretamente atingidas pela violência do regime militar.

Para o solicitante da audiência, vereador Florisvaldo Bittencourt, “o dia 22 de agosto de 2013 ficará marcado na memória da cidade. Data em que foi possível reunir, acima das questões partidárias, grandes personalidades políticas”, disse, durante sua fala de abertura da audiência.

SAM_1589

José Pedral, ex-prefeito de Vitória da Conquista

Durante a audiência, uma homenagem que consistiu na restituição simbólica do mandato do ex-prefeito José Fernandes Pedral Sampaio, foi realizada. O mandato de Pedral foi cassado em 6 de maio de 1964 pela própria Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.

“Para mim foi uma homenagem muito grande essa restauração desse mandato. Eu me senti muito feliz e muito orgulhoso com isso, mas eu devo dizer que isso é para as gerações futuras, para que saibam o que aconteceu de verdade na ditadura e que jamais esqueçam o que isso representa”, declarou o ex-prefeito José Pedral à nossa reportagem.

Diversas autoridades políticas, jurídicas e civis marcaram presença no evento. Estiveram presentes o ex-prefeito Pedral Sampaio [homenageado da noite], o atual prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, os deputados estaduais José Raimundo (PT) e Marcelino Galo (PT), o escritor e ex-preso político, Emiliano José; o vice-presidente da Comissão Nacional da Verdade e da Memória da OAB, advogado e professor, Ruy Medeiros, o presidente da OAB, seção de Vitória da Conquista, Gutemberg Macedo.