Cultura Sudoeste Vitória da Conquista

Cia Mere Marie promove inclusão social através do projeto ‘Rede de Teatro’

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desde a Grécia Antiga, o teatro é uma forma de arte responsável por mobilizar a humanidade em torno de questões relevantes à sua existência e comportamento. Por meio de peças teatrais são apresentadas e discutidas desde histórias infantis a questões políticas, proporcionando tanto aos atores quanto ao público a oportunidade de participar de maneira mais consciente da sociedade a qual pertencem.

O “Projeto Rede de Teatro” da Cia MereMarie  aposta nessa manifestação artística como um instrumento de inclusão social, e promove cursos, oficinas e apresentações para a população que habita regiões carentes de atividades culturais  promovendo o intercâmbio artístico-cultural entre a Cia.  MereMarie de Teatro que atua há 24 anos em Vitória da Conquista e a comunidade de pessoas interessadas em teatro das 4 cidades que abrangem o projeto no território 20.

O Projeto  já passou por Anagé e Barra do Choça nesta primeira etapa, realizando oficinas de formação nas áreas de interpretação, dramaturgia, caracterização e produção. E tem como objetivo criar uma rede de fazedores de teatro nas cidades visitadas e também estimular o surgimento de novos grupos.

Quem participou aprovou , como a professora Arlete Silva Soares Calixto de 40 anos  que falou sobre a importância do seu papel como multiplicadora  nas escolas onde ela atua “É uma forma de mostrar para os alunos que existe atividades que nos dão possibilidades de viver a cada momento com alegria e despertar o gosto pela arte.”

Renata Bonfim Soares coordenadora pedagógica de Creche Municipal de Anagé, coordenadora do Grupo Cultural da Terceira Idade de Anagé e diretora do Grupo de Teatro para Criança “Vò Maria”  ressaltou : ” Eu acredito apaixonadamente no poder transformador do teatro, no seu poder social, pessoal e humano e acredito que cuidar do munícipio, geri-lo, politizá-lo, significa também, fundamentalmente, valorizar o universo das artes ,das expressões, da sensibilidade: povo sabido é povo sensível!”.

Outro ponto positivo deste projeto foi ter conseguido trabalhar com adolescentes, professores, terceira idade todos promovendo um grande encontro das cidades visitadas através da arte.

A programação deste projeto leva Oficinas de Teatro que contribuem para a preparação de adolescentes, na faixa etária de 15 a 20 anos ,artistas e multiplicadores para o exercício teatral. A partir da iniciação do aluno-ator no jogo teatral e a sua participação na investigação do texto dramático, são montadas peças teatrais para serem apresentadas nas escolas públicas de Anagé numa pequena mostra de teatro.

Apreciar e avaliar o texto teatral, da investigação do espaço cênico, a pesquisa do movimento corporal nesse espaço, a expressão vocal e rítmica do aluno-ator, que também participa da investigação dos elementos que compõem o cenário, o figurino, a iluminação e a sonoplastia pertinentes à produção teatral  contribuí para o surgimento de novos grupos de teatro nas cidades visitadas ,bem como, dinamização dos que já existem.

Este projeto foi contemplado com o edital “Territórios Culturais” do Governo da Bahia e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Anagé , com o espaço Cultural Casa Baixa e Prefeitura de Barra do Choça.

Para Jeane Marie o estudo do teatro faz com que o aluno-ator tenha consciência de sua situação social e seja promotor de mudanças. “O teatro é uma ferramenta lúdico-pedagógica de extrema grandeza, pois trabalha aspectos psicológicos, motores, cognitivos e sociais”, diz a  fundadora da Cia. O teatro, assim como outras formas de arte, são ferramentas potentes para promover a inclusão, por este motivo escolhemos realizar este projeto nestas cidades tão carentes de atividades culturais.