Sem categoria

Café da manhã com a presença da prefeita Sheila Lemos comemora o Dia do Gari

A semana começou com o reconhecimento do Governo para Pessoas àqueles que trabalham diariamente, com zelo e capricho, para manter a cidade limpa, os garis, cujo dia é comemorado nesta segunda-feira (16). A prefeita Sheila Lemos participou de um café da manhã servido na área em frente à Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Também participaram do evento em homenagem aos garis de Vitória da Conquista, os vereadores Luís Carlos Dudé, presidente da Câmara Municipal; Nildo Freitas, líder do governo; Chico Estrella e Ricardo Babão, e o assessor especial do Gabinete, Marcelo Melo.

Em sua mensagem aos garis, a prefeita fez questão de destacar a importância desses profissionais no fato de Vitória da Conquista ser uma das cidades mais limpas da Bahia e a segunda melhor cidade do Nordeste para se viver, como apontou o Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IGDM) 2021. “A função do gari é de suma importância para o município. Se a cidade conquistou esse lugar é porque, entre outros aspectos, ela é limpa e organizada”, avaliou.

Sheila ainda fez questão de enaltecer o comprometimento de cada um dos aproximadamente 250 garis. “Vocês cuidam da cidade como se fosse a própria casa de vocês. Temos uma equipe de limpeza pública que trabalha com amor, carinho, dedicação, responsabilidade e profissionalismo. Agradeço a todos pelo trabalho e parabenizo por esse dia!”, enfatizou a gestora.

O secretário de Serviços Públicos, Kairan Rocha, lembrou que o reconhecimento não se restringe a data, mas há, por parte do Governo para Pessoas, uma valorização permanente desses profissionais. “E esse café da manhã, um gesto simples, com a intenção de trazer para vocês um momento de descontração, de reconhecimento pelo trabalho que vocês fazem e que é de suma importância para o dia a dia da nossa cidade, reforça essa mensagem de reconhecimento”, disse.

Há seis anos, atuando como gari da Prefeitura, Damião Cordeiro, fala com orgulho da profissão. “Quando saímos para trabalhar, não estamos saindo de casa apenas para catar papel, mas para deixar a cidade limpa e bonita para as pessoas, pra trazer visibilidade pra ela. Afinal, uma cidade com os garis trabalhando, é uma cidade limpa. Este momento também foi um reconhecimento da nossa profissão para a cidade”, afirmou.

Para Everaldo de Jesus, gari que trabalha há cinco anos na Torre, empresa prestadora de serviço de coleta para a Prefeitura, o café foi um importante momento de valorização da categoria. “É muito importante estarmos comemorando o dia do gari, com esse café. Só temos a agradecer a todos que abriram essa oportunidade de trabalho para nós, que é um trabalho digno e que nos sentimos honrado em desempenhar”, destacou.

Além de parabenizar os profissionais pela data, o coordenador de Limpeza Pública, Paulo Oliveira ressaltou a importância da parceria entre a comunidade e o gari. “Eles são guerreiros que estão o tempo todo embelezando a nossa cidade e levando qualidade de vida da população. E essa parceria é fundamental, seja na seleção e descarte correto do lixo porque vai estar contribuindo para o trabalho desse importante profissional”, pontuou.