Festas Juninas Vitória da Conquista

Caetano Bonfim, Fulor do Cangaço e Rony Barbosa abrem Arraiá da Conquista

Caetano Bonfim trouxe inspirações de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro

O Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura foi palco de um verdadeiro arrasta-pé na noite dessa quarta-feira, 21. A abertura do Arraiá da Conquista reuniu milhares de pessoas para dançar ao som de Caetano Bonfim, Fulor do Cangaço e Rony Barbosa, demonstrando que a proposta do Governo Mais Perto de Você de valorização dos artistas regionais foi abraçada pelo público.

Trazendo inspirações de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro, além de canções autorais, Caetano Bonfim abriu os shows da noite. Ele reforçou que o forró autêntico é a marca do seu trabalho e falou sobre a importância de o poder público dar espaço a artistas locais. “É um incentivo muito grande colocar a gente em um palco bonito, um camarim bonito, com um som legal. Tudo isso faz parte da vida do artista. Nós nos sentimos muito lisonjeados por estar aqui hoje”, disse.

Fulor do Cangaço é uma banda de mulheres

Em seguida, foi a vez da Fulor do Cangaço assumir o palco. O grupo, que é composto por seis mulheres, trouxe algumas inovações em sua apresentação, como o uso de um berimbau. “Continuamos seguindo a linha de Gonzagão, que a gente busca resgatar e não deixar morrer nunca”, explicou Najara Paiva, vocalista da banda. Além disso, ela comentou o Arraiá da Conquista: “Pelas cidades que a gente passa, a gente vê muitos artistas de outros lugares, que não tem nada a ver com a cidade. Aqui em Conquista, é diferente. Que bom, a gente dá muito valor a isso e fica muito feliz por estarem dando valor para a gente”.

Rony Barbosa caprichou no forró pé de serra

Rony Barbosa também trouxe um repertório recheado de forró pé-de-serra. “A gente tem uma coisa boa, que é o forró tradicional. Defendemos a bandeira do forró pé-de-serra, e isso é necessário”, observou.  Para ele, outras cidades deveriam se inspirar em Vitória da Conquista quando o assunto é valorização de artistas regionais. “É partir daí que surgem grandes artistas nacionais. É a partir de espaços como esses, a partir de aberturas como essa, de estruturas como essa que está sendo montada hoje no Arraiá da Conquista”, afirmou.

O público que venceu o frio para arrastar o pé no forró conta que valeu a pena. A estudante de Fisioterapia, Valdene Silva, avaliou: “Está excelente. Começou hoje e está ótimo. Pretendo vir até o último dia. Amo forró, este é o melhor mês do ano”.

A designer de interiores Cristiane Carvalho incorporou o espírito junino e veio para a festa trajada a rigor. “Eu sou apaixonada pela festa. Acho que o São João deveria ter todos os meses do ano”, comentou. Para ela, o Arraiá da Conquista está aprovado. “Eu achei a infraestrutura bem organizada. Está todo mundo muito animado, o pessoal que fica na frente do palco dançando, e as bandas estão muito boas”, contou.