Bolsonaro

Bolsonaro anuncia a deputados que vai deixar PSL e criar o partido ‘Aliança Pelo Brasil’

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a deputados nesta terça-feira que vai se desfiliar do PSL e criar o partido Aliança Pelo Brasil. A expectativa é que em torno de 30 parlamentares acompanhem o presidente. A primeira reunião da futura legenda vai acontecer no próximo dia 21.

O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) já entregou inclusive o pedido de desfiliação ao Tribunal Superior Eleitoral, conforme publicou a coluna de Berenice Seara, do Extra. Por ter concorrido em uma eleição majoritária, o senador não corre o risco de perder o mandato, diferentemente de deputados que decidam deixar o PSL.

Para o deputado Daniel Silveira, o processo está “bem adiantado”:

– Esperamos a criação, no máximo, até março, para conseguir antes da janela e participar das eleições (do ano que vem) com segurança.

O parlamentar disse que não há um plano alternativo, como a filiação a outras legendas. Caso o processo não se concretize a tempo da próxima janela partidária, o grupo deve continuar no PSL.

– Continuaremos no PSL (se a criação da nova legenda não vingar), a não ser que haja expulsão – disse Silveira.

O estatuto da futura sigla será apresentado no evento do dia 21. Os advogados de Bolsonaro já consultaram o TSE sobre a possibilidade de colher assinaturas de forma eletrônica para o registro da nova sigla.

O manifesto da nova legenda lido por Bolsonaro na reunião com os deputados diz que a sigla é “o sonho e a inspiração de pessoas leais ao presidente Jair Bolsonaro”, e que o partido almeja “livrar o país dos larápios, dos ‘espertos’, dos demagogos e dos traidores que enganam os pobres e os ignorantes que eles mesmo mantêm, para se fartar.”

O líder do governo na Câmara, Vitor Hugo (PSL-GO), afirmou que um dos objetivos da criação da nova sigla é trazer “estabilidade” e “alinhamento” às pautas defendidas por Bolsonaro. Há três semanas, o parlamentar discutiu de forma ríspida com o deputado Delegado Waldir (PSL-GO), ex-líder do partido na Casa, em uma sessão da comissão que discutia as mudanças na Previdência dos militares.

– A antiga liderança não trazia essa seriedade na condução dos trabalhos. Muitas vezes, por desconhecimento ou irresponsabilidade, obstruiu votações do próprio governo ou ameaçou atrapalhar votações importantes, como do projeto de lei dos militares. Imagina o partido do presidente da República com dúvidas sobre apoiar ou não as teses do governo. A gente quer curar uma espécie de doença que existia com o partido do presidente não estando completamente alinhado às teses do governo – disse Vitor Hugo.

O líder do governo afirmou que os deputados mais próximos a Bolsonaro devem deixar o PSL, ainda que não seja possível levar para o novo partido as verbas de fundo partidário correspondentes e o tempo de propaganda no rádio e na televisão. Até a expulsão do PSL é vista como um bom caminho, já que processos disciplinares foram abertos pela cúpula da legenda.

– Existem vários processos disciplinares abertos. A decisão que o PSL tomar vai ser acatada. Para nós, que já decidimos migrar sem qualquer tipo de acordo, se o PSL conduzir rapidamente os processos e houver expulsão, na nossa perspectiva é melhor. Se isso não ocorrer, assim que for juridicamente possível, com o partido formalmente criado, vai se abrir a janela e nós vamos migrar – afirmou Vitor Hugo, tratando da possibilidade de o Congresso aprovar uma brecha para que deputados mudem de sigla sem perderem o mandato por infidelidade partidária.

Já a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) afirmou que o objetivo é recolher assinaturas até janeiro. Ela afirmou que a Executiva da nova legenda terá 15 integrantes e que ainda não está definido se Bolsonaro será o presidente da sigla:

– Não falaram se o presidente Jair Bolsonaro seria o novo presidente. Humildemente, eu acho que seria o mais óbvio. É o mais correto e o que as pessoas ficam mais tranquilas de acontecer.

Segundo participantes da reunião, Bolsonaro mais uma vez usou o casamento como metáfora e disse que não falaria mal da “ex-mulher”, referindo-se ao PSL, e pediu a todos tivessem a mesma postura.

O presidente falou que já estava decidido e que realmente queria fazer um partido com “as diretrizes e com a transparência” que ele quer. Bolsonaro teria deixado os presentes à vontade para permanecerem no PSL ou seguirem com ele. De acordo com os relatos, ele afirmou que todos tinham total liberdade, mas que estava comunicando a saída e a fundação no novo partido. Ninguém saiu da sala, sinalizando que seguiriam com o presidente.

extra