Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Habitação

BAHIA: Governo vai ampliar investigação no Minha Casa, Minha Vida

Minha casa Minha Vida em Vitória da Conquista. Foto: Gabriel Oliveira

Minha casa Minha Vida em Vitória da Conquista. Foto: Gabriel Oliveira

G1

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta sexta-feira (11) que o governo federal quer ampliar para mais três estados – Maranhão, Minas Gerais e Bahia – a investigação já iniciada no Rio de Janeiro sobre eventuais irregularidades no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

No domingo, o Fantástico mostrou que milícias cobram taxas e ameaçam moradores de unidades do programa. Depois, o RJTV informou que os grupos expulsaram famílias que adquiriram casas pelo programa e colocaram as residências à venda na internet.

O governo federal já havia firmado parceria com o governo do Rio e informou que também conversará com governadores do Maranhão, de Minas Gerais e da Bahia. Segundo o ministro da Justiça, nesses estados também há denúncias de irregularidades.

“Como fizemos com o governo do Rio de Janeiro, onde fizemos acordo de parceria e troca de informações, precisamos fazer com outros estados. A partir de segunda-feira, vamos propor parcerias a outros governos. Já na segunda-feira procuraremos Maranhão, Minas e Bahia. […] Não vamos ficar só no Rio de Janeiro e vamos priorizar esses estados a partir de avaliação de ilegalidades que exigem apuração”, disse Cardozo em coletiva de imprensa.

Segundo o ministro, apesar da ampliação das investigações, o percentual de denúncias em relação à quantidade dos contratos é pequeno.

“O conjunto de denúncias se coloca em dimensão muito pequena em face à dimensão do programa, felizmente. Diz respeito à situação muito pequena diante do universo que esse programa abrange. O que não quer dizer que, obviamente, o governo não deva fazer todos os esforços para atacar as irregularidades”, disse Cardozo.

O ministro destacou que a população poderá denunciar eventuais irregularidades envolvendo o programa por meio do telefone 0800 721 62 68. Quem fizer denúncia terá a identidade preservada.

Irregularidades verificadas
O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, destacou que das 3,3 milhões de unidades do Minha Casa, Minha Vida contratadas, 1,6 milhão já foram entregues. Destas, em menos de 1% houve notícias de irregularidades administrativas, relativas ao contrato, ou em relação à área criminal – foram 15.720 notícias de irregularidades, a maioria administrativas, segundo Hereda. Das denúncias, 8.964 não tinham procedência, destacou.

“Nos casos em que a gente constatou que havia veracidade no que foi informado, retomamos o imóvel e entregamos ao verdadeiro dono. 1.561 unidades foram retomadas na medida em que se verificou irregularidade administrativa ou irregularidade que gerou notícia-crime”, afirmou Hereda. Segundo ele, 5.195 denúncias ainda estão em fase de averiguação.