Vitória da Conquista

Unidades de Ensino preparam atividades para o ano letivo de 2021

Após participarem da Jornada Pedagógica 2021, foi a vez das unidades de ensino, a partir do planejamento enviado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), prepararem de forma individualizada as atividades para o Ano Letivo 2021. A reunião para planejamento aconteceu nesta segunda e terça-feira (22 e 23), no formato online e com um turno presencial (respeitados os protocolos de segurança).

 

“Sei que os professores e monitores aproveitaram ao máximo a Jornada para, agora, nesses dois dias construírem seus planejamentos a partir das aprendizagens que adquiriram nas lives e oficinas online. Pois, nosso objetivo é o mesmo: oferecer para nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos uma educação de qualidade”, comentou a coordenadora-geral do Núcleo Pedagógico, Tânia Novais.

 

O depoimento da coordenadora pedagógica da Creche Bela Vista, Valnice Barbosa, comprova o que afirmou Tânia. “Na Jornada, tivemos esses encontros virtuais que foram importantíssimos porque a temática é atual e exige de nós muito estudo. E, nesse momento na escola, a gente tem chamado o professor para esse estudo de modo que a gente consiga fazer o melhor para nossas crianças, com uma educação que seja mais criativa e próxima, como o próprio tema da jornada propôs”, destacou.

 

Por isso, que a palavra-chave para este ano letivo de 2021 na creche, conveniada ao Município e que atende mais de 200 crianças de 2 a 5 anos, é acolhimento. Ou seja, estreitar ainda mais os laços com as famílias, mesmo que de forma online. “Nossa maior atenção neste momento é acolher essas famílias. Estamos pensando várias estratégias para trazê-los ‘para perto’. Inclusive, trabalhamos, por exemplo, a forma de envolvê-las por meio de aplicativo de mensagens instantâneas. Estamos confiantes de que tudo vai dar certo”, assegurou a diretora Dagmar Brito.

 

Diante dessa proposta, as expectativas para a instrutora de artes da creche, Mariana Brito, quanto ao novo ano letivo são as melhores. “E temos de ter essa positividade! Eu, por exemplo, inicio este ano com muita garra, muita vontade e espero que tudo o que a gente planejar chegue até os alunos porque nosso objetivo é fazer um trabalho de excelência para eles”, disse.

 

O Ano Letivo 2021 da Rede Municipal de Ensino terá início nesta quarta-feira (24), de forma totalmente remota, por meio da plataforma, e ainda, com estratégias específicas para atender à realidade da Rede, amparadas na legislação vigente.