Bahia Economia

Sem renovação de convênio, lotéricas da Bahia deixam de receber conta de luz

Contas podem ser pagas nos agentes credenciados

Desde 1º de junho de 2018, as casas lotéricas de Salvador e do interior do estado deixaram de receber o pagamento das faturas de energia. A suspensão tem ocasionado uma série de transtornos aos consumidores, os quais têm enfrentado longas filas para quitar as contas, muitas das quais em atraso por conta da mudança.

Segundo a Coelba, desde novembro de 2017 a empresa está tentando negociar com a Caixa Econômica Federal (CEF), sem êxito. A Caixa teria apresentado um reajuste de 54% no valor da tarifa por fatura arrecadada, inviabilizando a manutenção do convênio de arrecadação. Em decorrência desse reajuste, outras empresas de serviços públicos também não renovaram o contrato de arrecadação com as lotéricas.

Entretanto, a empresa garante que os clientes não serão prejudicados e vão continuar contando com milhares de pontos para quitação das contas nos municípios baianos. Atualmente, os clientes da Coelba podem contar com 3.668 pontos físicos para pagamento da fatura de energia em todo o estado, incluindo a rede própria de arrecadação da concessionária com 730 pontos. Até o final do ano, a rede será ampliada para quase mil estabelecimentos credenciados que irão receber o pagamento das faturas de energia.

Além de poder pagar as contas em diversos pontos comerciais como farmácias, mercadinhos e papelarias, os clientes dispõem ainda de toda a rede bancária, correspondentes bancários e bancos postais. A empresa também disponibiliza a possibilidade de quitação das faturas online pelo site, aplicativo Coelba ou por meio de débito automático, sem a necessidade de deslocamento do cliente.

Para consultar os locais credenciados mais próximos para pagamento da conta de energia, em cada cidade, o cliente pode acessar: www.coelba.com.br. 

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 5,9 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).