Geral Vitória da Conquista

Prefeitura leva sinal de internet ao povoado de Algodão

Ação integra o projeto municipal Cidade Digital que já beneficiou outras cinco comunidades rurais – Itaipu, Xavier, José Gonçalves, Lagoa de Justino e Itapirema (CVT)

Ação integra o projeto municipal Cidade Digital que já beneficiou outras cinco comunidades rurais – Itaipu, Xavier, José Gonçalves, Lagoa de Justino e Itapirema (CVT)

“São os novos caminhos que chegam à comunidade, caminhos que permitirão a expansão dos estudos”, definiu a professora Jacinéia Gomes de Araújo, 34, moradora do povoado de Algodão, localizado no distrito de José Gonçalves (distante 40 km da sede do município) ao comentar o fato do povoado, a partir deste sábado, 24, estar conectado ao mundo por meio da internet, graças ao projeto Cidade Digital desenvolvido pela Prefeitura.

Para comemorar a implantação do sinal de internet, o Governo Municipal promoveu uma tarde cultural com entretenimento, lazer e oferta de serviços. O evento concentrou as atividades na Escola Municipal Paulino Santos, onde foram exibidos dois filmes do projeto Cine Cidadão (Vida Maria e A menina espantalho) e realizadas palestras pelas equipes de Saúde da Família, do Creas Rural e Conselho Tutelar.

O repentista Onildo Barbosa também se apresentou. “Começamos esta iniciativa em 2011, com a instalação do sinal de internet no povoado de Xavier. Hoje, naquela localidade, temos pessoas que fizeram curso superior à distância e já estão formadas. A internet é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da educação. Pretendemos expandir o acesso para outras localidades, em parceria com as comunidades”, ressaltou o prefeito Guilherme Menezes.

A agente rural de saúde aposentada, Naildes Moreira Santos, foi uma das pessoas que solicitaram o sinal de internet à Prefeitura e ficou emocionada quando o sinal começou a funcionar. “Nosso objetivo era ter a internet para pesquisa dos alunos da escola e também para falar com os nossos parentes que estão distantes. Quando o sinal começou a funcionar fiquei emocionada por poder falar com meus filhos e parentes que estão distantes”, contou Naildes.

A antena que distribui o sinal da internet está instalada na Escola Municipal Paulino Santos, onde auxiliará no aprendizado de 30 alunos. Durante o encontro, a comunidade conferiu com a equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação da Prefeitura a logística para a chegada do sinal nos computadores das residências das 48 famílias do povoado. O Cidade Digital também já beneficiou Xavier, Itaipu, Lagoa de Justino, José Gonçalves e Itapirema (CVT).

Fonte: Secom/PMVC