Vitória da Conquista

Prefeitura disponibiliza números para população denunciar estabelecimentos que descumprirem medidas sanitárias

A Vigilância Sanitária está disponibilizando um número de Whatsapp para que a população possa informar os estabelecimentos comerciais que não estejam cumprindo com as medidas e protocolos da Vigilância Sanitária estabelecidos neste momento de pandemia do novo coronavírus, principalmente com a reabertura do comércio na cidade. O número (77) 98809-2911 estará disponível, apenas para envio de mensagens, de segunda a sexta, no horário de 8h às 17h.

Além disso, o Setor de Posturas também está fazendo o atendimento de denúncias pelos telefones (77) 3420-7009 / 3420-7010 / 98856-4737 (Whatsapp). De segunda a quinta: 8h às 22h; Sexta e sábado: 8h a 1h; e domingo: 8h a 0h.


A população pode enviar mensagens denunciando os estabelecimentos nas seguintes situações:

– Caso não disponibilizem, na entrada do estabelecimento, lavatório com dispensador de sabonete líquido e papel toalha ou dispensador com álcool gel 70%, bem como nos sanitários, e ainda não houver um tapete úmido com água sanitária ou hipoclorito de sódio;

– Caso não estejam fazendo o controle do fluxo de pessoas dentro dos estabelecimentos, gerando aglomerações;

– Se o estabelecimento estiver excedendo o funcionamento fora dos turnos ou horários previamente determinados pelo município, de acordo com cada atividade comercial.

De acordo com o coordenador de Vigilância Sanitária, Maico Mares, as equipes de fiscalização estão atuando nas visitas aos estabelecimentos comerciais de forma rotineira, bem como atendendo as denúncias, para que sejam cumpridas todas as medidas sanitárias. “Vamos desempenhar um papel repetitivo, seremos imperativos na questão da educação, ou seja, vamos insistir em educar a população, corrigindo, apontando soluções, não contrariando as leis”, pontua.