Transporte Vitória da Conquista

Prefeitura de Conquista lacra 74 ônibus da Viação Vitória por falta de condições de tráfego

Veículos estão no pátio da empresa para manutenção

Após uma inspeção rigorosa aos ônibus da  Viação Vitória, a Prefeitura de Vitória da Conquista decidiu lacrar 74 veículos da empresa que não se adequavam às condições mínimas de segurança. Do total, apenas oito carros estão circulando, deixando a cidade desabastecida. No último domingo, dois ônibus da Viação Vitória se envolveram em um acidente no último domingo (15).

Entre as principais irregularidades encontradas estão pneus carecas, sinalização deficiente e tacógrafo em mau funcionamento. Os veículos só serão liberados, segundo a fiscalização, após nova vistoria, quando a empresa fizer a manutenção dos itens de segurança que se encontram em estado irregular.

Em nota, a Prefeitura informou que agentes de transporte e o coordenador de Transporte Público, Jackson Apolinário Yoshiura, foram à sede da Viação Vitória para realizar “inspeção surpresa” nos veículos da empresa. Ainda em nota, a Prefeitura esclarece que “prioriza a segurança da população, bem como reconhece o direito a padrões adequados de qualidade no oferecimento do serviço de transporte coletivo”.

Há meses, os ônibus da Vitória apresentam problemas. Em 22 de março deste ano, um ônibus lotado soltou duas as rodas traseiras quando chegava ao terminal, se arrastando por alguns metros antes de parar. No início de maio, um feixe de molas do veículo D-38 (itinerário Alto Maron) se soltou em pleno Terminal da Lauro de Freitas. No dia seguinte, usuários gravaram um vídeo mostrando outro ônibus da mesma empresa trafegando por vários quilômetros com as portas traseiras abertas. A empresa é reincidente em outros problemas mecânicos.

Mesmo com todos esses problemas, além de veículos quebrados em vias públicas, nenhuma fiscalização de grande porte foi feita. //Com informações do Sudoeste Digital