Saúde Vitória da Conquista

Pesquisadores do IBOPE Inteligência realizam testes rápidos para estudo da EPICOVID-19 em Vitória da Conquista

Pesquisadoras em visita domiciliar 

Desde o último domingo, 21, está sendo realizado pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e aplicado pelo IBOPE Inteligência, um estudo para levantar o número de casos de infecção pelo novo coronavírus na população brasileira, incluindo pessoas que não têm sintomas.

Vitória da Conquista está entre as 133 localidades do país escolhidas para participar dos testes rápidos para a Covid-19. A ação faz parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde (que está financiando a pesquisa), a Universidade Federal de Pelotas e o Instituto Ibope Inteligência, para avaliar a evolução da prevalência de infecção por COVID-19 no Brasil.

Estudo está sendo realizado em 133 municípios brasileiros pela UFPEL, Ibope Inteligência e Ministério da Saúde

Essa é a terceira e última fase de visitas às residências do município. Como foi feito nas etapas anteriores, os pesquisadores aplicam um questionário para verificar se o morador possui histórico de doenças pré-existentes e se apresentou possíveis sintomas da Covid-19 nos últimos 30 dias, a exemplo de sintomas respiratórios. Em seguida é realizado o teste rápido, feito de forma similar a um teste de glicemia capilar.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas selecionadas que tiverem interesse em colaborar com a pesquisa podem participar. O procedimento de coleta para teste rápido feito pelos pesquisadores é verídico e seguro, ocorrendo dentro dos protocolos e do Ministério da Saúde, e só será realizado após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Caso algum resultado em teste rápido venha a ser positivo, a equipe da pesquisa informa a Secretaria Municipal de Saúde.

O trabalho de visitação está previsto para encerrar nesta terça-feira (23), podendo se estender até amanhã, 24 de junho.