Mundo

Navio com 290t de óleo sofre pane e paralisa operação em terminal na Baía da Ilha Grande

O navio precisou de cinco rebocadores para ajudá-lo a ficar seguro Foto: reprodução

Um incidente na saída de uma embarcação interrompeu, neste domingo, as operações no terminal Almirante Maximiano da Fonseca-Tebig, na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis. O navio tanque New Medal, de Hong Kong, carregando à bordo 290 mil toneladas de óleo cru, teve uma falha no motor, logo após a sua desatracação, obrigando uma manobra de emergência para afastá-lo do terminal.

– O prático (profissional responsável por “estacionar” os navios) começou a manobra por volta das 5h30, e pouco depois da desatracação, com o auxílio de cinco rebocadores, o navio teve uma falha da máquina. Ele fez uma manobra afastando-o do terminal e, em seguida, o fez parar com o uso da âncora e rebocadores – contou Otávio Fragoso, vice-presidente do Sindicato dos Práticos do Estado do Rio de Janeiro.

O navio é um VLCC- Very Large Crude Carrier- de bandeira de Hong Kong, com 330m de comprimento, 60,04 m de boca e 20,20 m de calado. Segundo Otávio, como a distância para o terminal era muito pequena, o prático teve que movimentar a embarcação para outra posição.

– Não havia espaço para o navio girar livremente sem risco de colisão. Então, o prático teve que suspender a âncora e movimentar o navio a reboque para uma posição mais segura – disse o vice-presidente: – Como não houve avaria estrutural, a princípio, não haveria risco de vazamento do óleo.

Capitão dos Portos do Rio de Janeiro, André Félix disse que o problema do navio era falta de propulsão.

– Foi perda de motores. Ele está seguro com cinco rebocadores mantendo-o afastado do terminal. Será aberto um inquérito para saber o que aconteceu. Quando se reestabelecer a propulsão, o navio sai do canal para a área de fundeio, em mar aberto, local para navios grandes, na saída da Baía da Ilha Grande. Lá, será inspecionado para ver se têm condições de seguir viagem – diz Félix.

Doze horas depois do incidente, os motores da embarcação foram consertados, segundo o Capitão dos Portos.

– A propulsão foi restaurada e o navio foi para área de fundeio. Mas ainda será inspecionado para se ter certeza que poderá seguir viagem – avisou Félix.

//extra