Cinema Cultura Vitória da Conquista

Mostra Cinema Conquista começa neste domingo com o curta-metragem “Não falo com estranhos”

Primeiro dia contará com exibições de filmes e apresentação musical

Acontece, neste domingo (1º) a abertura da 14ª edição da Mostra Cinema Conquista. O evento, que acontecerá no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, terá início às 19h com a exibição do primeiro filme, o curta-metragem “Não Falo Com Estranhos”, de Klaus Hastenreiter.

O primeiro dia contará também com a exibição de um longa-metragem intitulado “Inferninho”, de Guto Parente, que inclusive estará presente neste início da Mostra Cinema e Pedro Diógenes.

Encerrando as atividades iniciais, Ava Rocha, filha do homenageado deste ano, o cineasta Glauber Rocha, realizará um show acompanhada do músico Filipe Massumi. A cantora vem à terra do seu pai para apresentar uma versão exclusiva do seu show “Trança”. A Mostra Cinema seguirá ao longo da semana, tendo o seu fim no dia 6 de setembro.

A Mostra Cinema Conquista – Ano 14 tem o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia, da Diretoria Audiovisual do Estado, do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, da TV Sudoeste, da Cervejaria Devassa e do Restaurante Maria do Sertão. Recebe o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Curso de Cinema e Audiovisual, Programa Janela Indiscreta e Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas. A Mostra Cinema Conquista é uma produção da Movimenta Cultura e Arte e realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

“Mostra Glauber Rocha: Ressuscita o Povo Brasileiro”

Nesta edição, a Mostra Cinema Conquista anuncia a remontagem de parte da exposição da “Mostra Glauber Rocha: Ressuscita o Povo Brasileiro” em sua programação, que ocorre entre os dias 1º a 6 de setembro. As duas Mostras se unem com o intuito de relembrar a vida e obra de um dos maiores nomes do cinema nacional, que completaria 80 anos em 2019. Assim, é possível proporcionar ao público a oportunidade de se aprofundar na história deste famoso conquistense.

Segundo o artista visual Vinícius Gil, o que estará presente na Mostra Cinema será um eco da exposição que “tem essa ideia de trazer as misturas e os contrastes barrocos de Glauber”. O conceito presente na montagem perpassa por nuances que levam o público a refletir sobre a constituição da obra do cineasta. Dessa forma, o artista afirma que “assim como a religião é um portal para você transcender, o cinema de Glauber transcende o próprio cinema”.

O historiador Afonso Silvestre nos auxilia na compreensão de partes da sociedade frente à arte de Glauber Rocha quando diz que o cineasta “concorda com a máxima de que um povo que não se reconhece, ou seja, um povo sem cultura é um povo que está morto” e, por isso, o termo “ressuscita” está presente no título.

A remontagem ficará exposta no mezanino e no foyer do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima durante toda a programação da Mostra Cinema Conquista.

SERVIÇO

Abertura da Mostra Cinema Conquista – Ano 14 | Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (VCA)

Data: 1° a 6 de setembro

Horário: 19h

Local:  Av. Rosa Cruz, s/n – Recreio, Vitória da Conquista (BA)

Mais informações: www. mostracinemaconquista.com