Televisão

Morre o baixista Bira, do ‘Programa do Jô’

RIO — Morreu, na manhã deste domingo, aos 85 anos, o músico Ubirajara Penacho dos Reis, o Bira do “Programa do Jô”. Ele estava internado desde a última sexta-feira no hospital Sancta Maggiore, no bairro da Mooca, zona Leste de São Paulo, após sofrer um AVC. Bira será velado a partir das 17h deste domingo na Funerária Morumbi, em São Paulo. O velório acontece até às 22h e será aberto ao público. De lá, o corpo do baixista segue para o Crematório de Vila Alpina.

Jô Soares lamenta perda:“Vai fazer muita falta”

Nascido em Salvador, Bira era integrante do Sexteto, grupo que acompanhou Jô Soares na trajetória da atração da TV Globo e também anteriormente, nos anos do programa “Jô onze e meia” do SBT. Ao todo, foram 25 anos de parceria do baiano com o apresentador.

Ao lado de Bira, também se apresentavam no talk show Derico (saxofone), Miltinho (bateria), Tomati (guitarra elétrica), Osmar Barutti (piano) e Chiquinho Oliveira. Em 2000, Jô Soares e o Sexteto lançaram um álbum de jazz gravado ao vivo na casa de espetáculos Tom Brasil, em São Paulo.

Na crítica publicada por O GLOBO e assinada por José Domingos Raffaelli, ganha destaque o espírito debochado do disco: “Trata-se de música honesta, interpretada com entusiasmo e doses de humor”.

Gargalhada era marca registrada

Mas Bira se estacava não somente por seu talento musical, mas também pela risada contagiante e as interações cômicas com Jô Soares, que faziam transparecer a forte amizade que havia entre os dois.

Em dezembro de 2016, durante as últimas gravações do último “Programa do Jô”, Bira comentou sobre a emoção de encerrar uma jornada de quase três décadas ao lado do apresentador. “Eu amo demais esse gordo. Demais mesmo. Eu acabei de falar para os meus amigos aqui que eu não sei como vou sair daqui quando acabar a gravação. Eu venho trabalhar cheio de alegria”, disse à època, em entrevista ao “Gshow”.

Em 2018, ao ser entrevistado por Danilo Gentili, do talk show “The noite”, do SBT, Bira abriu o coração sobre a saudade do “Programa do Jô”. “Sinto muita falta. Minha mulher fala que eu não estava preparado para o término do programa, e não estava mesmo. Tomei um soco no queixo que ainda não levantei. Eternamente vou sentir falta”, afirmou.

‘Sempre bem humorado’, relembra Serginho Groisman

Nas redes sociais, começam a surgir depoimentos de amigos prestando homenagens ao músico. Em seu perfil no Instagram, o apresentador Serginho Groisman relembrou o convívio com Bira: “Sempre bem humorado, adorava conversar sobre música. Ótimo instrumentista, era uma companhia alegre nos corredores por onde trabalhou. Foi a risada solta do programa do Jô e vai deixar muitas saudades”.

O Esporte Clube Bahia, clube de coração de Bira, também fez seu tributo via Instagram: “Bora, Bira! Jamais esqueceremos de você. O músico baiano e tricolor do famoso Sexteto de Jô Soares ganhou os céus. Descanse em paz, Ubirajara Penacho dos Reis”.

O humorista Paulinho Serra também escreveu algumas palavras sobre Bira. “Poxa. Esse cara era só carisma, todas as vezes que nos encontrávamos dávamos risadas. Já foi assistir os Deznecessários quando ninguém sabia o que era, grande incentivador”, postou em seu perfil no Twitter, referindo-se ao grupo teatral em que iniciou carreira.

“Lendário baixista da banda do Jô, figura ímpar, baiano que conquistou o Brasil com sua cara séria que durava três segundos e explodia numa gargalhada inesquecível. Sempre me recebeu com muito carinho, desde a primeira vez que fui ao Jô Onze e Meia, ainda no SBT”, escreveu em seu perfil no Instagram o ator Lucio Mauro Filho.

Já o cantor e compositor Nando Reis compartilhou a importância que Bira tinha todas as vezes em que ele era convidado para o “Programa do Jô”: “Nas inúmeras vezes que fiz o programa, Bira era aquele ponto para onde meus olhos desviavam. Sua alegria contagiante era fundamental para quebrar o nervosismo que sempre toma conta de mim quando tenho que fazer televisão. Sua risada inconfundível era uma marca do programa”.

//oglobo