Vitória da Conquista

Militar conquistense será homenageado na Antártida

Tenente Carlos Alberto morreu há anos em incêndio trágico na Base

No próximo dia 15 de janeiro o Brasil inaugurara a nova Base na Antártica, Estação Comandante Ferraz . Após 7 anos do incêndio trágico, a solenidade ocorrerá na unidade da Marinha do Brasil, localizada na ilha do Rei George, 130 km do continente Antártico.

Corpo do Tenente Carlos Alberto foi sepultado em Conquista

O evento ocorrerá com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da República. Na solenidade serão homenageados os militares mortos no incêndio da antiga Base em 2012, entre eles um conquistense .

O Tenente Carlos Alberto, depois de uma extensa e rigorosa seleção, passou a compor a equipe do projeto PROANTAR, passando um ano na região considerada mais inóspita do planeta. Na tragédia do dia 25 de fevereiro de 2012, O Tenente Carlos Alberto e seu parceiro 2º Tenente Roberto Lopes dos Santos, deram a vida, fundamentais no combate ao incêndio, salvando militares, cientistas e pesquisadores. A missão destes brasileiros coloca o Brasil entre os apenas 29 países do mundo que decidem sobre o continente antártico, que corresponde a 10% do planeta.

O Tenente Figueredo, da Polícia Militar da Bahia, lotado na CAESG, vai representar a família

Na ocasião, os militares, que ocupavam a graduação de Sub Oficial, foram promovidos pós mortem ao posto de 2º Tenente e receberam postumamente o grau de comendador da Ordem do Mérito da Defesa e a Medalha Naval de Serviços Distintos da Marinha. As medalhas são destinadas, respectivamente, para premiar as personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas, os militares que se houveram distinguido no exercício da profissão e, excepcionalmente, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras e estandartes e para pessoas com serviços distintos para Marinha do Brasil.

Em vida, o Tenente Carlos Alberto participou de diversas missões honrosas e distintas na Amazônia Brasileira e em países como Singapura e Namíbia, se destacando e sendo condecorado com as medalhas da Ordem do Mérito Naval, Militar de Ouro e Mérito Marinheiro, que homenageia militares com mais de 2000 dias no mar. //Blog do Leo Santos