Brasil Educação

Inscrições do Prouni começam na próxima terça-feira

Para se habilitar e concorrer a uma vaga, o estudante precisa atender a critérios econômicos

Para se habilitar e concorrer a uma vaga, o estudante precisa atender a critérios econômicos

Aquela nota da edição 2014 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terá na próxima semana a última chance de se tornar a porta de acesso para o ensino superior para milhares de vestibulandos. Na segunda-feira (8), o Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União o edital de seleção do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

As inscrições do programa começam no dia 16 de junho (terça-feira) e vão até as 23h59 do dia 18 (quinta-feira). O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas integrais ou parciais (50%) em cursos de instituições privadas de ensino — diferente do Sisu, que serve apenas para ingressar em instituições públicas.

Concorrência

Esse processo seletivo do segundo semestre é considerado mais “fácil” pelos estudantes, que acreditam que os concorrentes mais fortes —  aqueles que obtiveram notas maiores — já ingressaram no primeiro semestre em instituições públicas ou privadas.

A estudante Ana Caroline Brandão Nunes, 18 anos, no entanto, pode quebrar essa lógica para os concorrentes ao curso de Ciência Biológicas. “Consegui bolsa na Ucsal e na Dom Pedro com a nota do ano passado, que não foi ruim, mas optei por terminar um curso técnico que já fazia e entrar na faculdade agora”, conta ela, confiante.

Segundo o MEC, através da assessoria de imprensa, a expectativa é de que o número de vagas desse semestre e a consulta dos cursos por instituição só devem ser liberados no final da semana, ou na segunda-feira, véspera das inscrições.

No segundo semestre do ano passado, a Bahia teve 5.269 vagas — sendo 2.684 delas apenas em Salvador. O que confirma o comentário dos estudantes nas redes sociais: o número de vagas para essa época do ano é menor do que no início do ano. No primeiro semestre deste ano, 9.334 bolsas foram disponibilizadas para a Bahia — em todo o país, foram mais de 213 mil bolsas.

Quem pode

Para se habilitar e concorrer a uma vaga, o estudante precisa atender a critérios econômicos. Para conseguir uma bolsa integral em uma instituição de ensino, a renda familiar do estudante, por pessoa, tem que ser de até um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.182.

Para bolsas parciais (50%), essa renda familiar por pessoa não pode ser maior que três salários mínimos (atualmente, R$ 2.364). Professores em efetivo exercício do magistério da educação básica que queiram cursar alguma licenciatura estão isentos dos critérios de renda.

É preciso também ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter tido bolsa integral caso tenha estudado em colégio particular. O concorrente não pode já ter diploma de graduação. Ter feito o Enem 2014 é indispensável aos concorrentes. Mas atenção: não vale ter tirado nota zero na Redação nem ter obtido um valor abaixo de 450 na média das habilidades.

Fonte: Correio 24 Horas