Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Política Vitória da Conquista

Homenagem aos 18 anos do Conquista Criança lota Câmara Municipal de Vitória da Conquista

A sessão reuniu diversas autoridades políticas e a comunidade

A sessão reuniu diversas autoridades políticas e a comunidade

Conquista Criança - apresentação

Conquista Crianca - apresentação 2

Conquista Criança - apresentação 3

A manhã desta quarta-feira (07) foi de festa na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), onde foi realizada a sessão especial em homenagem aos 18 anos do projeto Conquista Criança. De autoria do vereador Luciano Gomes (PR), a sessão contou com a presença do prefeito Municipal Guilherme Menezes, do vice-prefeito municipal, Joás Meira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Silene Freitas, do Juíz da Vara da Infância e da Juventude, Juvino Henrique Brito, da coordenadora do projeto, Alcina Lúcia Mascarenhas Simões, da senhora Eliete Nascimento Lima, representante dos pais, além dos 21 vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade conquistense.

O vereador Luciano Gomes destacou a importância do Conquista Criança como instrumento de ação social: “Que sirva de exemplo para outros gestores”. Ele parabenizou o prefeito municipal por ter, há 18 anos, criado “um programa tão especial e importante como o Conquista Criança”. E finalizou lembrando que “ações como essa deveriam ser promovidads em todo o país”.

A Coordenadora do Programa Conquista Criança, Alcina Lúcia Mascarenhas, ressaltou as conquistas diárias obtidas pelo programa. “Nos realizamos com conquistas diárias. A cada dia aumentam os objetivos. São 18 anos de sonhos realizados”.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Silene Freitas, parabenizou o vereador Luciano Gomes pela iniciativa e defende que o programa seja reconhecido por todos, pois tem feito a diferença na vida de milhares crianças, adolescentes e famílias. Ela ressaltou que, em 18 anos, o programa alcançou um trabalho de excelência. “[São] 18 anos de integração; 18 anos de valorização; 18 anos em que as famílias e as crianças puderam construir um projeto de vida”, falou.

O presidente da CMVC Gilzete Moreira (PSB), disse que o Conquista Criança é a segunda grande paixão do prefeito Guilherme Menezes. “A primeira é a esposa dele e os filhos. A segunda, o Conquista Criança. Reconhecemos isso e parabenizamos toda a equipe que se empenha para o sucesso do programa. Segundo ele, “uma das coisas belas que uma administração pode ter é o cuidado com as crianças, pois são geraçoes que influenciam outras gerações”.

O prefeito Guilherme Menezes (PT) destacou a criação do Conquista Criança desde o surgimento, em janeiro de 1997, ano em que iniciou o seu primeiro mandato à frente do Executivo Municipal, quando o governo demonstrou preocupação com o tratamento a ser dispensado às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com Menezes, o objetivo do governo era evitar os improvisos e por isso buscou a experiência do projeto Axé e do Unicef, além de técnicos da área em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro para então, após o planejamento, começarem a tratar, na prática, da vida dessas crianças, evitando o assistencialismo. “O que nós desenvolvemos aqui é assistência social”, disse Guilherme. “Eu espero que Vitória da Conquista, com todas as suas entidades, com suas autoridades, adotem esse programa e tantos outros”, completou o líder do Executivo.

O Programa Conquista Criança serve 24 mil refeições mensais, tem 21 oficinas artísticas, esportivas, culturais e profissionalizantes, atendendo 196 famílias. Ao todo são 56 funcionários entre técnicos, educadores, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, educadores nas oficinas, professores em sala, apoio e cozinha.

Apresentações

Durante a sessão, as crianças atendidas pelo programa Conquista Criança fizeram apresentações culturais. O Programa foi homenageado com uma Moção de Aplauso entregue pelo vereador Luciano Gomes e pelo prefeito Guilherme Menezes, em nome da Câmara Municipal.