Geral Vitória da Conquista

Fim do sinal analógico em Vitória da Conquista e Barra do Choça

Para informar e orientar a população sobre como se preparar para receber o sinal digital, a entidade desenvolveu diversas ações nas duas cidades

O atendimento à população foi ampliado pela parceria com as prefeituras, que cederam servidores e espaço nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para que sempre houvesse uma das mais de 250 pessoas capacitadas pronta para orientar a população. A Seja Digital ainda firmou parcerias com varejistas e organizou um Feirão Digital. Nesta ação, o comércio da região ofereceu antenas, conversores e televisores com descontos e facilidades para pagamento. O estudante de 22 anos, Lucas Tinôco, estava passando pela Praça Barão do Rio Branco quando avistou o Feirão Digital e resolveu saber do que se tratava. “Me aproximei para saber o que estava acontecendo e acabei comprando um conversor para minha TV”, disse o estudante.

No decorrer do trabalho na região Vitória da Conquista, em julho deste ano, a equipe da Seja Digital ganhou importantes colaboradores e voluntários. É o caso de Dinho Sumaré, proprietário de uma loja de variedades em Barra do Choça. O comerciante disponibilizou uma funcionária para ajudar a comunidade para fazer os agendamentos na porta de sua loja. “O movimento foi tanto que eu tive que improvisar uma estrutura específica na parte externa para conseguir atender a população”, afirma. “Fizemos muitos agendamentos e, de vez em quando, ganhávamos alguns novos clientes”.

Distribuição de kits gratuitos

Desde o começo dos trabalhos na região de Vitória da Conquista, em agosto deste ano, a Seja Digital distribuiu mais de 49 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor, que permitiram que as famílias de menor renda atendidas por programas sociais do Governo Federal tivessem acesso ao sinal digital.

Mesmo após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias conforme os agendamentos que foram realizados. A expectativa é que a região siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.