Saúde

Espaço Mulher: Sete deslizes de beleza que somam anos a sua aparência

Seu RG diz uma coisa e o espelho diz outra? Bem-vindo ao clube do envelhecimento precoce. E nem adianta reclamar, porque quem o causou – ou está causando – é você mesmo. Os erros podem ter acontecido há muito tempo (aquele filtro solar que você ficou com preguiça de passar e prometeu que passaria no dia seguinte, que nunca chegou, lembra?) ou serem mais recentes, como aquele corte de cabelo que não te favoreceu. Mas nos dois casos o equívoco tem solução, pelo menos do ponto de vista estético. Um time de especialistas te contarão quais são os principais deslizes de beleza que te dão os anos que você não tem. E mais: revelamos os segredos para liquidar essa idade que, definitivamente, não te pertence. Confira:

Errar nas proporções da maquiagem

Maquiagem - foto: Getty Images

Blush, sombras e batom têm destaque no seu kit maquiagem? Pois aí começa o deslize. O consultor de imagem pessoal Robson Trindade, professor de visagismo da Universidade Anhembi Morumbi, explica que a correcão das imperfeições devem ter destaque. “Depois você coloca as cores, com sombra e batom, por exemplo”.

Por isso, vale caprichar na aplicação da base, corretivo, pó facial, primer e companhia. Mas isso não significa exagerar na camada de maquiagem, o que vai te envelhecer muito mais do que deixar algumas ruguinhas a mostra.

Na hora de colocar as cores, o especialista dá a dica: “A pele ‘quente’ – com oleosidade, brilho, luminosidade, pede cores mais vibrantes -, enquanto a ‘fria’, que é seca e opaca, precisa de cores mais fechadas”.

Deixar as sobrancelhas tortas

Sobrancelha - foto: Getty ImagesO visagista Robson Trindade explica que o formato de rosto merece sobrancelhas que combinem com ele. Para conseguir a sua, siga esses truques:

Use um lápis para medir o ponto inicial (perto do nariz) e o ponto final (a “cauda” da sobrancelha). A dermatologista Luciana explica como: posicione o lápis verticalmente, passando pela dobrinha do nariz, para fazer o limite interno da sobrancelha (1). Depois, coloque o lápis na diagonal, passando da aba do nariz até o canto externo do olho, para marcar o limite externo.

Você também pode delimitar o ponto em que a sobrancelha geralmente é mais alta: é aproximadamente o lugar que o lápis aponta quando está posicionado levemente na diagonal, passando pela aba lateral do nariz e no canto da pupila do seu olho.

O corte errado de cabelo

Cabelo mal cuidado - foto: Getty Imagescabelo é a moldura do rosto. Com certeza você já ouviu essa, né? Que bom, porque a afirmação é verdadeira. Cabelos descuidados, desses que já nem sabem mais o que é uma hidratação, rendem o aspecto de desleixo. O segredo também está no corte que você escolhe. “Uma pessoa jovem pode fazer o corte que quiser no cabelo, já alguém mais maduro precisa pensar duas vezes”, recomenda Robson Trindade. “Minha dica para mulheres mais velhas é manter o cabelo comprido, mais ou menos na altura dos ombros, assim ele pode servir também para camuflar rugas no canto dos olhos ou a flacidez no pescoço.”

Usar tintura para esconder fios brancos

Cabelos brancos - foto: Getty Images“A coloração é um recurso de embelezamento e não de camuflagem para os cabelos brancos“, avisa Robson Trindade. “Cabelos grisalhos ou completamente brancos podem ser muito bonitos, e, ainda transmitem maturidade”. Mas tudo bem, se você não quiser mesmo dar uma chance aos grisalhos, faça os retoques da sua tintura na hora certa. Vale lembrar a dica dos especialistas de que ficar com o comprimento do cabelo loiro, castanho ou ruivo e a raiz de outro tom não te dá anos a mais, te soma décadas.

Não cuidar dos dentes

Sorriso - foto: Getty Images“Com o passar dos anos os dentes tendem a ficar amarelados, essa alteração é normal e acontece porque, a partir dos 30 anos, o esmalte dos dentes se desgasta mais e o que fica à mostra é a dentina, cujo tom é mais amarelado” explica a dentista Vivian Farfel, especialista em ortodontia. Quem não cuida bem dos dentes vai notar que essa mudança de tom vai ser maior, e pode aumentar caso os cuidados com a saúde bucal não se intensifiquem depois dessa idade.

Outro deslize comum é não colocar o aparelho ortodôntico, caso seja necessário. Vivian explica que a arcada dentária desalinhada – em que os dentes de baixo aparecem muito mais que os dentes de cima – lembra a queda do lábio superior que acontece em idades mais avançadas, e por isso envelhece o rosto.

Os cuidados principais com a boca você já sabe: boa escovação, uso do fio dental, evitar álcool e fumo, manter uma alimentação regrada, visitar regularmente o dentista e, quem sabe, colocar um aparelho – lembrando que hoje em dias existem versões mais discretas para o sorriso metalizado, como o aparelho de porcelana ou até mesmo placas transparentes.

Escolher o sutiã errado

Sutiã - foto: Getty ImagesA cirurgiã plástica Luciana Pepino, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, conta que, em seu consultório, a principal queixa quanto à estética corporal é a flacidez das mamas. “Entre outros fatores, a sustentação inadequada dos seios é causador do quadro de flacidez”, explica. Esse papel é do sutiã, que, se adequado, deixa os seios firmes e no lugar certo, mas se estiver errado vai derrubar o visual.

Para evitar esse problema, a especialista lembra que o bojo do sutiã deve proteger cerca de dois terços da mama e recomenda que a escolha do sutiã seja feita considerando duas medidas: a medida das costas e a da taça.

Muitas marcas oferecem variação no tamanho das taças em A, B e C, de acordo com o tamanho dos seios propriamente ditos. “Isso traz mais conforto, por exemplo, para mulheres que têm as costas largas e os seios pequenos”, conta o consultor de moda Gustavo Sarti, da Outlet Lingerie. “É possível comprar um modelo de número maior sem que haja folga de tecido ou espaço na frente”. O mesmo vale para uma mulher com as costas estreitas e seios volumosos.

Deixar as manchas de pele aparecerem

Manchas de pele - foto: Getty ImagesManchas na pele ocorrem em função da exposição solar ao longo de toda uma vida. Se você ainda não as têm, está mais do que na hora de começar a usar o protetor solar. Mas se você quer também disfarçar as marquinhas, a dermatologista Camilla Hofbauer, da Sociedade brasileira de Dermatologia, recomenda o uso de peelings e lasers, realizados no consultório médico, e o uso de clareadores, vitamina C tópica e, claro, protetor solar diariamente.

Fonte: Minha Vida – Beleza