Brasil

Em documentos interno, Brasil já classifica varíola dos macacos como surto

Com mais de mil casos de varíola dos macacos confirmados no Brasil, o Ministério da Saúde começou a tratar a doença como “surto”. A pasta usou o termo em um texto divulgado na quinta-feira (28), que informava a ativação de um Centro de Operações de Emergência (COE) para acompanhar o comportamento da enfermidade no país.

Segundo a CNN Brasil, até então o termo só estava sendo usado em pareceres técnicos para citar casos semelhantes de aumento da curva de contaminação registrados em outros países.

O termo é utilizado para identificar quantidades acima do normal de doenças contagiosas. Em uma escala de evolução do contágio, o surto é o primeiro estágio, que pode evoluir para epidemia, endemia e pandemia.

Segundo o último boletim divulgado Ministério da Saúde, o Brasil registrou até agora 1.066 casos da doença, em 16 estados. São Paulo tem a maior quantidade, com 823. Já a Bahia tem cinco casos confirmados.

A varíola dos macacos foi tema do programa “Melhor de 3”, que estreou nesta quinta-feira (28) na Rádio Metropole (confira na íntegra aqui).

//metro1