Acidente Brasil

Dois trens batem na estação de São Cristóvão; nove pessoas ficaram feridas

Bombeiros no local em que os dois trens colidiram Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo.

Dois trens bateram na Estação de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira. O acidente foi entre duas composições do ramal de Deodoro com passageiros, informou a SuperVia. Bombeiros de três quartéis — Vila Isabel, Central e Praça da Bandeira — estão no local da colisão e buscam pelo maquinista de um dos trens, que ficou preso às ferragens. Com o impacto da batida, uma das composições descarrilou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, além do maquinista, outras oito pessoas ficaram feridas. Sete foram encaminhadas para o Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro. Uma oitava vítima foi levada para o Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte. A Secretaria municipal de Saúde informou que todos tiveram traumas leves e seguem em estado estável.

‘Começou a sair fumaça’
Um dos feridos na colisão entre dois trens da SuperVia na estação São Cristóvão, o motorista Luiz Thiago Mendes, de 31 anos, afirmou que houve uma pancada forte, seguida de fumaça. Ele foi levado para o Hospital Souza Aguiar:

– Foi uma pancada muito forte. Começou a sair fumaça e as portas demoraram um pouco para abrir. Os agentes da SuperVia agiram rápido para conseguir abrir as portas e auxiliar – relatou Thiago.

Um bombeiro que participou das ações de socorro aos feridos informou que praticamente todas as pessoas saíram ilesas ou com lesões leves, com exceção do maquinista. Ele ainda está sendo retirado das ferragens, e não há uma avaliação do estado de saúde.

– Para tranquilizar os parentes, é importante esclarecer que a maioria das pessoas estava bem após o choque – afirmou.

Do lado de fora do hospital, familiares buscam informações sobre possíveis feridos. Maristela Resende comenta que a sobrinha estava no trem e não respondeu mais as mensagens de texto no celular após a colisão. Segundo ela, funcionários do hospital recomendaram que ela checasse também no Hospital Miguel Couto.

– Ela não visualiza as mensagens no celular desde cedo. Falaram que ela não está aqui, mas para onde foi então? Estou sem notícias – disse Maristela.

Investigação sobre causa
A SuperVia informou que o acidente ocorreu às 6h50. Em nota, a concessionária lamentou o ocorrido e reforçou que já instaurou uma comissão sindicância. Ela terá trinta dias para apurar as causas da colisão. A empresa garantiu ainda que os dois trens envolvidos no acidente, assim como toda a linha em que ocorreu a colisão, contavam com o ATP (Automatic Train Protection), equipamento que reforça o sistema de sinalização dos trens e da via. A SuperVia afirmou estar prestando assistência às vítimas.

A concessionária disse que trabalha para normalizar a circulação no sistema ferroviário “os mais rapidamente possível”. Os trens do ramal Deodoro seguem com intervalos irregulares e não estão parando na estação Praça da Bandeira, no sentido Deodoro, e na estação São Cristóvão, no sentido Central do Brasil. Os passageiros que precisarem desembarcar nessas estações podem fazer a transferência na estação Maracanã.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) informou que abriu um boletim de ocorrência para investigar a colisão e que a SuperVia poderá ser multada. “Equipes técnicas foram enviadas à estação para fazer o levantando de local do acidente. Além das causas da colisão, também serão objeto de análise pela agência reguladora a adequação do atendimento prestado aos usuários pela concessionária SuperVia e dos procedimentos adotados para o restabelecimento da normalidade na operação comercial dos trens. A concessionária poderá ser multada”, disse o órgão.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) informou que abriu um boletim de ocorrência para investigar a colisão e que a SuperVia poderá ser multada. “Equipes técnicas foram enviadas à estação para fazer o levantando de local do acidente. Além das causas da colisão, também serão objeto de análise pela agência reguladora a adequação do atendimento prestado aos usuários pela concessionária SuperVia e dos procedimentos adotados para o restabelecimento da normalidade na operação comercial dos trens. A concessionária poderá ser multada”, disse o órgão. //Extra