Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Geral Vitória da Conquista

Curtinhas: “Bastidores”

Bia Oliveira

Modismo

Dizem que no Brasil tudo é modismo. Ou seja, quando um faz, todos acompanham. Pelo menos tem sido assim no campo da política. Veja o exemplo dos prefeitos que perderam a eleição. Processo em quem venceu!  As acusações vão desde compra de voto até uso indevido da máquina para fins eleitorais, entre outras coisas. Nunca o TRE trabalhou tanto quanto nos últimos tempos, tentando julgar o certo e o errado.

Modismo I

Em Piripá, por exemplo, a prefeita Sueli Bispo Gonçalves (PP) ficou uma semana afastada do cargo, por determinação da Justiça Eleitoral. Ela recorreu da decisão e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) expediu liminar concedendo seu retorno à prefeitura, cancelando a posse de Reinaldo Agnério (PSD), segundo colocado nas últimas eleições. Nessa cidade, o imbróglio eleitoral virou moda. Quem perde, nunca está satisfeito.

Modismo II

O registro de candidatura do prefeito de Boninal, Vitor Souza Oliveira Paiva, também do PP, foi cassado no último dia 9. Seu nome foi apresentado para disputa a menos de 24 horas das eleições do primeiro turno, tendo sido eleito no lugar do seu pai, Ezequiel Oliveira Santana Paiva, cujo pedido de candidatura havia sido indeferido. O procurador regional eleitoral, Sidney Madruga, considerou à medida, fraude à legislação.

Modismo III

A prática de substituir candidato próximo à eleição tem sido comum em muitos municípios.  O candidato se mantém na linha de frente até próximo ao pleito eleitoral, deixando um nome na retaguarda para o caso de sua candidatura ser cassada. Situação idêntica ocorreu na cidade de Piripá, em 2008, quando o nome do prefeito Anfrísio foi lançado por Jeová Barbosa. O mesmo aconteceu em Cândido Sales e outros lugares. A ‘brecha’ deixada pela legislação eleitoral favorece esse tipo de comportamento por parte dos candidatos.

Articulações

Em busca da reeleição, os deputados já começam a se articular para as eleições do próximo ano. A partir de agora, o momento é de liberação de emendas orçamentárias para atendimento aos municípios, em troca de apoio de prefeitos e vereadores nas eleições de 2014.

Copa do Mundo

E por falar em 2014, vale lembrar que a campanha do próximo ano terá um diferencial em relação às anteriores. É que o Brasil estará realizando a Copa do Mundo e as atenções do governo terão que se voltar principalmente para esse evento. Como é ano eleitoral, a corrida sucessória não será nada fácil, tanto em desgaste físico, quanto político. Vale lembrar que o sucesso ou não do evento poderá implicar no resultado final da eleição para a candidata à reeleição, Dilma Rousseff.

Copa do Mundo I

Ainda sobre a Copa do Mundo, o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, está confiante na conclusão das obras para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no período de 12 de junho a 13 de julho. Das 12 cidades sedes para realização do evento, nove estão com obras inacabadas nos estádios.

Copa do Mundo II

Antes da Copa do Mundo, o Brasil sedia a Copa das Confederações, que acontece de 15 a 30 de junho deste ano, em seis cidades. Dessas, apenas Arena Fonte Nova, na Bahia, Mineirão, em Minas Gerais, e Castelão, no Ceará, já estão com o seus estádios prontos para a competição. Ao todo, oito seleções estarão na disputa.

Copa do Mundo III

Há quem acredite que as obras não estarão prontas em tempo hábil, mas o Ministro Aldo Rebelo garante que Recife entregará sua arena em maio, enquanto Brasília e Rio de Janeiro finalizarão as obras ainda em abril. Os outros seis, que não participam da Copa das Confederações, estariam prontos em dezembro de 2013.

Copa do Mundo IV

E São Paulo? A abertura do Mundial em São Paulo, na Arena Corinthians já gerou muito disse-me-disse, chegando a ser cogitada a possibilidade de sua retirada do evento, por causa do atraso na liberação dos recursos para as obras. O Ministro rechaçou essa ideia e disse que a Arena Corinthians enfrentou entraves financeiros com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e que o Governo já colocou à disposição os recursos do BNDES, não havendo risco de paralisação das obras.

Em Conquista

A posse do suplente Jaldo Musse Mendes (PRB), para ocupar o lugar do vereador Edjaime Rosa Carvalho (PSDB), Bibia, que se encontra de licença médica por conta de cirurgia de vesícula, está dando o que falar. Inicialmente, a licença seria de 60 dias, mas comenta-se que Bibia ficaria 120 dias afastado, o que daria direito à posse do suplente. O partido não aceita o fato de a Câmara Municipal ter indeferido os dois requerimentos de convocação e diz que vai entrar com mandado de segurança.