Brasil

Coronavírus: Brasil reconhecerá emergência mesmo sem casos confirmados

A medida será tomada para fins “administrativos” e para dar mais agilidade para alguns processos necessários

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que irá decretar estado de emergência em saúde pública mesmo sem casos confirmados de coronavírus no Brasil. A medida será tomada para fins “administrativos” e para dar mais agilidade para alguns processos necessários.

“Embora a gente não tenha nenhum caso comprovado dentro do Brasil, vamos reconhecer essa emergência sanitária internacional para poder ter os mecanismos. Então vamos antecipar (esse estado) para dar condições de montar toda essa estrutura”, completou.

Até o momento, o Brasil trabalhava com o nível 2, de perigo iminente, em uma escala de 1 a 3. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, são três níveis de ativação do Centro de Operações de Emergência (COE). Sendo o nível 1 um nível de alerta e o 2 de perigo iminente. A partir do primeiro caso confirmado no país, o Brasil entraria no nível 3 e uma emergência de saúde pública seria declarada. No entanto, o ministro disse que essa declaração foi antecipada. //Metro 1