Vitória da Conquista

Conquista: Como foi o 1º #NasRuasComCiro? E quando será o próximo?

#NasRuasComCiro
Foram dois longos anos de espera. Devido a pandemia da COVID-19 nossas atividades de rua foram congeladas e decidimos trabalhar na organização de nossas comunidades digitais. No entanto, na manhã deste sábado dia 14 de Maio a nossa militância foi às ruas em um primeiro ato de mobilização territorial no ano de 2022.

Conseguimos colocar dezenas de pessoas nas ruas e dar um passo importante no fortalecimento do trabalho de base que precisaremos construir ao longo de 2022. Juntamente com dezenas de organizadores e apoiadores do Projeto Nacional de Desenvolvimento, foi possível realizar atos de mobilização em 34 cidades de 15 estados do Brasil.

O #NasRuasComCiro contou com o apoio e com a participação de diversas lideranças comunitárias, simpatizantes a Ciro Gomes além da presença de políticas do PDT municipal. O ato também recebeu o apoio do Presidente Estadual do PDT, Félix Mendonça júnior e de Silva Neto, membro da executiva estadual do PDT. Além disso, o evento contou com o apoio e a divulgação dos perfis oficiais de centenas de pessoas.

De acordo com o Presidente municipal do PDT, Manoel Gusmão, a nossa diferença está exatamente nas ruas. Ele afirma que precisamos colocar para a população conquistense e brasileira o nosso Projeto Nacional de Desenvolvimento tendo consciência do nosso passado, mas principalmente olhando para o futuro que nós podemos prometer para o povo brasileiro.

Gusmão disse que precisamos buscar um futuro onde tenhamos tecnologia de ponta para nos inserirmos no mercado internacional para que possamos, com isso, desenvolver o Brasil. Ele ainda afirmou que precisamos fazer do estado brasileiro um instrumento da geração de emprego e da renda, colocando a educação na base principal para o desenvolvimento do povo. “É isso que precisamos fazer na rua. Conquistar o povo conquistense e todo o povo brasileiro. Eu fiquei muito feliz de ver, na manhã deste sábado dia 14, dezenas de pessoas de nossa cidade e também de outras pessoas de todo o Brasil defendendo o PND. E é por isso que eu vejo a candidatura do Ciro como a candidatura mais viável para levar e elevar o Brasil a um outro patamar”, afirmou o presidente nacional do PDT.

Manoel Gusmão, presidente Municipal do PDT, afirmou que as mobilizações #NasRuasComCiro mostraram a força da turma boa em todo o país. “Com rebeldia e esperança levamos o nosso Projeto Nacional de Desenvolvimento e a pré-candidatura de Ciro Gomes para as ruas em todo o Brasil.”

Muitas pessoas não puderam estar presentes no primeiro #NasRuasComCiro, seja por questões pessoais ou seja porque não conseguimos realizar esse primeiro ato em mais cidades. Mesmo assim, foi fundamental o apoio de cada um que pôde ajudar a divulgar o #NasRuasComCiro nas redes sociais. Cada curtida, comentário e compartilhamento foram importantes para darmos mais visibilidade e mais força para o movimento que iniciamos. E lembre-se, esse foi apenas o primeiro.

Destaque na imprensa
O ato também foi destaque na imprensa nacional, com uma matéria no site Poder 360 que deu destaque para uma citação da própria TodosComCiro:

“A cada dia que passa é mais urgente a necessidade de fortalecermos a corrente de opinião a que pertencemos. E ela é o trabalhismo, o socialismo democrático, o Projeto Nacional de Desenvolvimento. E cada um de nós tem um papel central nessa construção”. Essa foi a citação da TodosComCiro escolhida pelo Poder 360 para divulgar os atos em seu portal.

Depoimentos dos militantes:
Segundo Gel da Vila serrana que participou do #NasRuasComCiro em Conquista, este ato foi os primeiros mil metros de uma maratona onde largamos muito bem, mas ainda há muito o que fazer. “O que posso destacar no ato em Brasília e em outras cidades do Brasil é que, apesar de toda situação dramática que o nosso país vive, há um sentimento muito forte de esperança por parte da nossa militância. E é essa esperança que dá energia para carregar bandeiras, entregar panfletos e conversar com a população. Para o próximo ato devemos interiorizar as ações e ampliar as bases deste movimento rebelde em busca da vitória.”

Dr. Cícero, afirmou que a receptividade foi ótima. “Estou otimista e acredito que em 11/05 será ainda maior. Se conseguirmos obter ainda mais apoio do PDT para colocar mais pessoas nas ruas teremos mais chances nas eleições.”

Anderson Rocha, afirmou que este ato no foi o início de uma grande jornada de popularização do nome do Ciro e das suas ideias para o Brasil. Ele reforçou que a rua é o espaço para nos aproximarmos e sentirmos de perto os perrengues do povo Brasileiro. “Dia 11/05 vai ser maior”, disse Rocha.

Daí do esporte, afirmou que o #NasRuasComCiro foi muito bonito e que nesta manhã o evento chegou ao fim levando uma forte esperança para os nossos corações. Ela destacou que os atos trouxeram pessoas de todas as tribos, estampando com orgulho os símbolos nacionais e o nome do líder que nos inspira. Ele afirmou que no dia 11/05 estarão novamente nas ruas, mobilizando ainda mais brasileiros dispostos a vencer a polarização colocada no país.

De acordo Manoel Gusmão, um dos responsáveis pela articulação, o ato foi importante para marcar o retorno das mobilizações presenciais da TodosComCiro após as fases críticas da pandemia e para apresentar a nova identidade da Plataforma. Segundo ele, as mobilizações foram além da expectativa inicial e energizam a militância para esse importante momento histórico do Brasil.

Dia 11/05 – O próximo #NasRuasComCiro
O próximo ato, no entanto, deverá buscar mais integração com movimentos do partido e com pré-candidatos do PDT. Segundo Manoel Gusmão, um dos membros do TodosComCiro, a mobilização foi muito maior do que o previsto e não houve tempo suficiente para integrarmos mais atores na organização dos atos. “A participação de outros movimentos organizados do PDT e de grupos apoio a candidatura de Ciro é fundamental para fortalecer ainda mais o #NasRuasComCiro. Precisamos conversar com muita gente. Já começamos a conversar com outros militantes e lideranças políticas comprometidas com o PND e esperamos fortalecer ainda mais o ato do dia 11/05.”

A partir desta semana a TodosComCiro inicia o planejamento do próximo #NasRuasComCiro, a ser realizado no dia 11/05. Já são dezenas de cidades pré-confirmadas. E muitas pessoas estão entrando em contato para encontrar formas de colaborar. Caso você também tenha interesse em ajudar a organizar o ato na sua cidade no dia 11/05 entre em contato conosco e nos informe seu nome completo, seu telefone e sua cidade. Se já existir um grupo de apoio na sua cidade vamos te colocar em contato com o pessoal. Caso não exista, contaremos com você para ajudar.

“Espero uma adesão maior de cidades envolta da cidade de Vitória da Conquista, que ao verem as primeiras mobilizações do NasRuasComCiro já começaram a se organizar para se integrarem ao movimento do dia 11 de junho”, afirmou Manoel Gusmão.

Kit de Mobilização:
Devido ao sucesso dos materiais disponibilizados nos atos do dia 14/05, a TodosComCiro vai lançar uma página específica para aquisição de kits de mobilização com bandeiras, camisetas e adesivos. Quem quiser poderá adquirir os kits de diversos tamanhos a preço de custo para fortalecer ainda mais a divulgação do Projeto Nacional. Os materiais poderão ser usados não apenas nos atos #NasRuasComCiro, mas em qualquer ocasião que seja possível e estarão disponível a partir da segunda-feira.

Como você pode ajudar o #NasRuasComCiro?
Além de organizar na sua cidade e adquirir um kit de mobilização, você também pode realizar uma doação para a Plataforma TodosComCiro. As doações são realizadas com segurança através de nossa página de doação. Qualquer pessoa pode fazer uma contribuição e todas as doações são muito importantes para ajudar a fortalecer o Projeto Nacional de Desenvolvimento.

Todos os recursos recebidos serão utilizados para fortalecermos as mobilizações territoriais por todo país.