Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Obras Vitória da Conquista

Comissão de acompanhamento das obras do novo aeroporto se reúne

Integrantes têm a missão de assegurar o monitoramento ambiental e a execução da obra como um todo

Integrantes têm a missão de assegurar o monitoramento ambiental e a execução da obra como um todo

Na tarde da última terça-feira, 9, enquanto os mais de 200 operários trabalhavam normalmente no canteiro de obras com área total de 6 milhões de metros quadrados, a cerca de 15 quilômetros do perímetro urbano, também se reuniam os integrantes da Comissão de Acompanhamento das Obras do Novo Aeroporto de Vitória da Conquista. Um dos integrantes, o diretor de terminais e aeroportos da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), Denisson Oliveira, iniciou a reunião com uma descrição detalhada sobre como anda o processo de construção.

“As obras têm acontecido dentro do prazo. Temos feito tudo com muito critério. O trabalho tem sido supervisionado pelo Comando da Aeronáutica e pela Secretaria Nacional de Aviação Civil. Todos os olhos de todos os órgãos competentes estão presentes a cada mês, a cada instante, para nos acompanhar, dar soluções e ajudar a implantar o novo aeroporto”, relatou Denisson.

Obras em dia – Formada oficialmente em dezembro, a comissão tem o objetivo de monitorar e avaliar estratégias para assegurar o monitoramento ambiental e a execução da obra como um todo. Além disso, seus integrantes também devem assegurar que, nesse processo, haja a participação das representações dos setores público e privado, e ainda do terceiro setor. “São pessoas que têm vínculos com os interesses da cidade e do estado, e vão nos ajudar a acompanhar o andamento dessas obras”, afirmou o diretor da SIT.

Em andamento há um ano, as obras do novo aeroporto seguem rigorosamente dentro do cronograma. Até o final de 2015, estará concluída toda a parte incluída na primeira etapa: o sistema viário interno, a sessão de combate a incêndios (SCI), o balizamento da pista de pousos e decolagens (esta, por sinal, já praticamente concluída), o pátio para aeronaves e a cerca patrimonial. “O que foi previsto nessa primeira etapa está em fase final de conclusão”, comentou Denisson.

Segunda etapa – A segunda etapa das obras, que envolve a construção do terminal de passageiros, deverá ser executada no próximo ano. A respeito disso, o prefeito Guilherme Menezes esteve em Brasília no final de maio, juntamente com Denisson Oliveira. Lá, ambos se reuniram com o secretário de Aeroportos da SAC, Leonardo Cruz, a fim de tratar do processo de licitação do terminal.

E retornaram com boas notícias: o terminal de passageiros, cujo projeto já foi analisado pela SAC e pelo Banco do Brasil, será construído por meio do Programa de Aeroportos Regionais do Governo Federal. Para isso, já estão assegurados mais de R$ 20 milhões.

A comissão é formada por 24 membros, de diferentes órgãos. A Prefeitura de Vitória da Conquista é representada por Márcio Higino Meira de Melo, Debora Cristiane Teixeira Rocha, Ione Souza Braga Martins, Talita Nobre Pessoa e Noeci Ferreira Salgado.