Bahia

Chegaram à Bahia: manchas de óleo agora atingem todo o Nordeste

O problema, que começou a ser registrado em 2 de setembro, já atinge pontos de ao menos 60 municípios dos nove estados da região

Uma nova mancha de óleo foi encontrada na praia de Mangue Seco, no município de Jandaíra, na Bahia. Com isso, o problema passou a atingir localidades de todos os nove estados do Nordeste. A origem do problema, contudo, permanece desconhecida.

No ultimo balanço feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na quinta-feira (03/10/2019), as áreas atingidas chegavam a 124, espalhadas por 59 municípios de oito estados da região. Agora, são ao menos 60 cidades com registros da poluição.

Doze animais foram atingidos pela substância – 11 deles, tartarugas marinhas. Oito deles morreram. A substância é petróleo cru, segundo análise do órgão, mas o tipo identificado não é produzido no Brasil.

Em nota, o Ibama informou ter requisitado apoio à Petrobras para atuar na limpeza das praias. Agentes comunitários estão sendo contratados pela petrolífera, que já havia realizado treinamento prévio para ocasiões em que fossem necessários esses serviços.

“Investigação do Ibama com apoio dos Bombeiros do DF aponta que o petróleo que está poluindo todas as praias seja o mesmo. Contudo, a sua origem ainda não foi identificada. Em análise feita pela Petrobras, a empresa informou que o óleo encontrado não é produzido pelo Brasil”, informou o órgão ambiental.

O petróleo tem chegado às praias em diferentes intensidades desde 2 de setembro, e segue avançando. As manchas se caracterizam como vestígios, esparsas, descontínuas e contínuas de acordo com a cobertura observada na areia das praias. Por ser uma substância tóxica, a recomendação do Ibama e das superintendências estaduais de Meio Ambiente é de que as pessoas evitem o banho de mar, a prática de esportes náuticos e também a pesca, bem como evitar o consumo de frutos do mar desses locais.

//metrópoles