Vitória da Conquista

Câmara retoma sessões legislativas com plenário lotado

Primeira sessão do ano contou com a presença do prefeito Herzem Gusmão

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista amanheceu em festa na manhã desta sexta-feira (07), com a retomada das sessões legislativas do ano 2020. Com o plenário lotado, a sessão teve início com a formação da mesa diretora e das bancadas laterais pelos parlamentares. O prefeito municipal Herzem Gusmão também compareceu ao legislativo com a tradicional mensagem do executivo na abertura dos trabalhos.

Ações legislativas – O presidente da Câmara, Luciano Gomes (PL), iniciou seu pronunciamento falando do orgulho em presidir a Casa do Povo e nominou todos os parlamentares, em reconhecimento à luta de cada um. Em seguida fez um relato das ações do legislativos em 2019 e disse que foi um ano de muito trabalho em prol do desenvolvimento de Vitória da Conquista, com   aprovação de inúmeros projetos, a exemplo do Finisa II e da Guarda Municipal. Citou também o apoio da Casa aos servidores públicos municipais, a valorização aos servidores da Câmara, a luta pela implantação da Rádio Câmara FM, visita às obras do aeroporto Glauber Rocha e à barragem do Rio Catolé, CPI dos Combustíveis, implantação do sinal de telefonia celular em distritos da Zona Rural, otimização do Memorial Câmara, visita aos pontos críticos da BR-116 e Anel Rodoviário, além do apoio à criação da Policlínica de Saúde.

O parlamentar destacou ainda a grande participação das duas bancadas (Situação e Oposição) em todas as ações legislativas, principalmente na aprovação dos projetos do Finisa II e da Guarda Municipal, em que todas as dúvidas foram tiradas nos debates. Ressaltou também que a Câmara concedeu aos seus servidores o maior reajuste salarial do país, e que a Rádio Câmara já está em processo licitatório para ser colocada no ar em caráter experimental. O presidente destacou a participação dos vereadores na CPI dos Combustíveis e na visita às obras da barragem e dos pontos críticos da Rio-Bahia e do Anel Rodoviário, uma luta constante junto aos órgãos competentes em prol dos interesses da população.

Segundo o presidente, em 2019, tramitaram e foram realizadas na Casa do Povo, 145 projetos de lei, 57 sessões ordinárias, 29 audiências públicas, 1.952 indicações, 82 requerimentos de tribuna livre, 3 sessões itinerantes, 102 moções de aplauso e emitidos 191 pareceres. “Os vereadores desta Casa cumpriram o seu papel com responsabilidade, buscando sempre o melhor para a cidade, com honestidade, transparência e principalmente com vontade de trabalhar pela população conquistense”, afirmou

Mensagem do Executivo – O prefeito municipal, Herzem Gusmão, em sua mensagem de agradecimento, lembrou de como a Casa do Povo tem trabalhado com responsabilidade e em favor da população. “Conseguimos construir uma nova prática”, afirmou. Ressaltou que a mesa diretora da Câmara é formada por membros da oposição, “apenas o vereador Gilmar está em nosso palanque”. Lembrou das parcerias que a prefeitura vem realizando em prol da cidade, resultando em pavimentações, construção e reforma de praças, iluminação, tudo isso, segundo ele, “graças ao trabalho responsável que a Câmara vem fazendo. Ela pensa no povo e assim vamos avançando”. O gestor agradeceu aos empresários e  a população que têm esperado e “nos ajudado a avançar”. Citou avanços na cidade em todas as áreas, a exemplo da elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Urbano, educação, segurança pública, guarda municipal, transporte, enfatizando as mudanças na educação que vão começar pelo Projeto Conquista Criança, a restauração do Hospital Esaú Matos, entre outros.  O aterro sanitário foi outro assunto citado por Gusmão em seu pronunciamento, além da Casa Rosa, que irá acolher mulheres em situação de risco e deve ser entregue nos próximos seis meses. Encerrou dizendo que tem a convicção de que 2020 será mais um ano de bençãos para a cidade e se comprometeu em resolver a questão das emendas impositivas.