Brasil

Brasil tem 80.493 mortes por Covid-19, informa consórcio de veículos da imprensa em boletim das 13h

O Brasil contabiliza 80.493 óbitos e 2.129.053 contaminações em decorrência da Covid-19, com 242 novos óbitos e 7.408 novas infecções por coronavírus desde as 20h de segunda, de acordo com boletim das 13h do consórcio de veículos de imprensa.

A análise dos dados foi feita a partir do levantamento do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.

As estatísticas da pandemia no Brasil são divulgadas três vezes ao dia. Os próximos dados serão divulgados às 20h desta terça-feira. A iniciativa dos veículos da mídia foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde na gestão do interino Eduardo Pazuello.

O último levantamento havia sido divulgado às 8h. Com a nova verificação, as secretarias de Saúde do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Roraima, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Tocantins, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal divulgaram dados recentes. O balanço anterior contabilizava 80.264 mortes e 2.122.577 casos confirmados.

Vacinas em testes

Um artigo publicado na última segunda-feira pela revista científica The Lancet concluiu que a vacina candidata da Universidade de Oxford (Reino Unido), produzida em parceria com o laboratório AstraZeneca, demonstrou ser segura, ter poucos efeitos secundários e ter estimulado a produção de anticorpos e células do sistema imune contra o novo coronavírus. A fórmula está sendo testada no Brasil em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e O Instituto D’Or, no Rio.

Além da vacina de Oxford, outras duas pesquisas anunciaram resultados promissores semelhantes. A China disse que a vacina contra a Covid-19, que chegou na última segunda-feira ao Brasil e começará a ser testada hoje, desenvolvida pela Sinovac e pela unidade de pesquisa militar chinesa, também mostrou resposta imune segura e induzida na maioria dos receptores.

A empresa alemã de biotecnologia BioNTech e a farmacêutica americana Pfizer divulgaram, também na última segunda-feira, dados adicionais de sua vacina experimental contra o coronavírus que provam que ela é segura e foi capaz de induzir resposta imunológica nos pacientes.

Mortes por Covid-19 voltam a crescer em SP

O estado de São Paulo registrou na última semana aumento de 14% no número de mortes pela Covid-19, que voltou a crescer após 3 semanas de queda. No interior, o aumento foi de 24%.

Na última semana, o estado registrou 1.945 mortes pelo vírus. Na anterior, foram 1.706. Segundo o governo do estado, o aumento foi concentrado no interior e os casos e óbitos continuam dentro do estimado para a segunda quinzena de julho. O governo também negou que o aumento possa ser reflexo da flexibilização das medidas de isolamento adotadas nas últimas semanas no estado e primeiro nas cidades do interior.

— Estávamos há 3 semanas com redução no número total de óbitos, mas isso não altera o que imaginávamos: que a capital teria tendência de queda e haveria uma provável expansão no interior, porque a pandemia tem curvas diferentes em cada região. A capital começou antes e vai terminar antes — disse João Gabbardo, coordenador executivo do comitê de saúde do estado.

//extra