Bahia Economia

Bahia é o estado do Nordeste que mais compra online, aponta pesquisa

Os baianos preferem a comunidade de comprar em lojas virtuais

Os baianos preferem a comunidade de comprar em lojas virtuais

Os baianos estão cada vez mais inteirados do mundo digital e já estão preferindo a comodidade de comprar em lojas virtuais. A informação foi confirmada pela 2ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada pelo Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil. Segundo a pesquisa, a Bahia é o estado que mais compra online no Nordeste.

Entre os principais destinos das vendas estão os estados do Sudeste e Sul do Brasil. A pesquisa ainda traça um perfil dos empreendimentos de e-commerce no Brasil e mostra que a maioria deles está sediada na região Sudeste (58%), seguida pelo Sul (25%) e o Nordeste (10%).

Whatsapp

O aplicativo de troca de mensagens instantâneas também está transformando a forma como os empresários brasileiros se comunicam com os clientes. Agora, quatro em cada dez donos de e-commerce de pequeno porte já usam o aplicativo para atender no pré e pós-venda.

Entre os negócios que vendem para clientes em lojas virtuais, o índice de uso da Whatsapp como canal de atendimento dobrou no último ano. Passou de 19%, em 2014, para 39% neste ano o número de donos de pequenos negócios do comércio eletrônico que usam a ferramenta.

Queda no uso de telefone

O uso do telefone para se comunicar com os clientes também vem diminuindo, de acordo com a pesquisa. Em 2014, 64% dos pequenos empreendimentos online usavam o telefone, enquanto em 2015 esse índice caiu para 55%.

A pesquisa apontou ainda que quanto menor o porte da empresa, maior a utilização do Whatsapp e menor o uso do telefone. Entre os microempreendedores individuais (MEI), esta diferença é a mais visível. Quase metade deles usa o aplicativo para se comunicar com os clientes (48,3%), número que já ultrapassa os adeptos do telefone (41%).

Fonte: Correio da Bahia