Vitória da Conquista

Árvores centenárias são tombadas pela prefeitura de Vitória da Conquista

Paubrasilia echinata (Lam.) Gagnon – Pau Brasil – localizada na Rua João Pessoa, em frente ao Tiro de Guerra

Vitória da Conquista agora possui seis novas árvores tombadas. A medida está expressa no Decreto nº 20.083, de 27 de janeiro de 2020, o qual a Prefeitura Municipal considera a necessidade de arborização da cidade e de preservação das espécies.

As árvores estão localizadas nos bairros Alto da Boa Vista, Candeias, Urbis I, Lagoa das Flores e no povoado de Pradoso. Cada uma delas receberá uma placa metálica informando o tombamento. Tratam-se de espécimes centenárias, de grande beleza e de condição de porte em vias de extinção.

Com essa medida, as árvores estão imunes ao corte, replantio, à remoção, poda abusiva ou qualquer outra prática danosa. Os serviços de poda e manutenção serão realizados somente pela Prefeitura. Particulares e empresas concessionárias de energia elétrica, de telefonia ou prestadoras de serviços de telecomunicação estão proibidas de podá-las.

A preocupação do Governo Municipal com a preservação de espécies raras é recorrente. Em junho de 2018, o prefeito Herzem Gusmão já havia assinado um decreto da mesma natureza. Por meio desse dispositivo, foram tombadas 21 árvores no perímetro urbano da cidade.