Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Festas Juninas Vitória da Conquista

Ao som de Cacau com Leite e Trio Nordestino, público aprova Forró Pé de Serra do Piripiri

Durante os cinco dias de festa, o Espaço Glauber Rocha ficou lotado

Durante os cinco dias de festa, o Espaço Glauber Rocha ficou lotado

Cinco dias de festa, oito artistas convidados, mais de 60 atrações regionais, além de apresentações de grupos de quadrilhas juninas. Assim foi a sétima edição do Forró Pé de Serra do Piripiri que, mais uma vez, trouxe para Vitória da Conquista o autêntico forró e a expressão mais pura da cultura nordestina.

A Banda Cacau com Leite foi uma das atrações desta terça-feira

A Banda Cacau com Leite foi uma das atrações desta terça-feira

O encerramento da festa aconteceu nesta terça-feira (23), com a banda Cacau com Leite.  Durante o show, a banda interagiu com o público, que cantou e dançou sucessos desta que é considerada uma das melhores bandas do nordeste em seu gênero. Espaço também para grandes clássicos do cancioneiro popular nordestino.

Na ocasião, o compositor e vocalista da banda, Ari PB, falou sobre as impressões que teve sobre o Forró Pé de Serra, já que esta foi a primeira vez que Cacau com Leite se apresentou na festa. “Pra mim é muito importante, porque eu toquei com o Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca e Oswaldino e é como se eu tivesse mais uma vez vivendo esse momento, que na minha vida foi marcante. Esses artistas mantêm a nossa tradição, assim como o Forró Pé de Serra do Piripiri”, disse.

O Trio Forrozão, que participa da festa pelo terceiro ano consecutivo, trouxe o que há de mais puro no forró pé de serra. Ao subir ao palco principal do Centro Glauber Rocha, Francisco Correia, o “Chiquinho”, Nicodemos da Silva, mais conhecido como “Nico”, e Edson Melo, o “Chupa-Cabra”, deram um show de carisma e empolgação.

O tilintar do triângulo e o resfôlego da sanfona fizeram o público cantar e dançar. Clássicos como “É proibido cochilar”, “Sanfoninha Choradeira” e “São João na Roça”, interpretados pelo trio, se aliaram às canções de autoria própria. Resultado: o público estava tão animado que parecia ser este o primeiro dia de festa.

O trio, que este ano faz 25 anos, destacou a participação no evento. “Estar nessa festa de grande tradição na Bahia é uma grande satisfação, ainda mais tocando o forró raiz, que é o que o evento pede”, lembrou Nicodemos. E falando sobre a valorização das tradições completou: “Aqui deve ser modelo para outras cidades, de fazer mais festa com o forró pé de serra nordestino”.

Para o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, mais uma vez o Forró Pé de Serra do Piripiri, foi um grande sucesso. “O Governo implantou o conceito na cidade de um forró tradicional, com todos os elementos necessários para garantir essa qualidade e a comunidade aprovou”, disse o gestor. Opinião compartilhada pelo coordenador municipal de Turismo, Carlos Moreno: “Uma festa bem caracterizada, com muito forró tradicional pé de serra. Avalio da melhor maneira possível”.

A festa também foi avaliada de modo positivo pelo público.

Antônio Andrade, professor – “Aprovado 100%, não só por mim, mas por toda a população. É tanto que muita gente já deixou de sair daqui, porque nós temos uma programação de primeiríssima aqui em Vitória a Conquista”.

Eliane Dias, auxiliar administrativo – “Uma festa maravilhosa, bem organizada e com ótimas atrações. Todos os espaços estão muito bonitos e o Memorial do Forró está bastante educativo”.

Florisvaldo Teixeira, pedreiro – “É uma festa que agrada todas as pessoas e pode ser frequentada por toda a família. Está de parabéns a Prefeitura Municipal”.

Leila Fagundes, administradora – “O Forró Pé de Serra do Piripiri é uma festa que resgata a tradição do forró, das quadrilhas, além de ser uma oportunidade única. Bem organizada, com muitas atrações e com espaços para todos os públicos”.

Antônio Roberto Magalhães, servidor público estadual – “Um evento muito importante, pois traz artistas renomados e valoriza as bandas da terra. Podemos ver aqui a presença e participação de todos: crianças, jovens, adultos e idosos”.

Com informações da Secom/PMVC