Cultura Vitória da Conquista

Abertura da Mostra Cinema Conquista tem recorde de público

O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, destacou as experiências exitosas de Conquisti no cenário cinematográfico

O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, destacou as experiências exitosas de Conquisti no cenário cinematográfico

Já consagrada no circuito cultural baiano como um dos mais importantes eventos na área de audiovisual, a Mostra Cinema Conquista deu início, na noite deste domingo, 4, à sua 11ª edição. No Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, o público compareceu em grande número para testemunhar os primeiros dos 47 filmes brasileiros que serão exibidos até o dia 9 de outubro. Neste ano, a Mostra Cinema Conquista também faz uma homenagem ao cineasta e ator conquistense Paulo Tiago Leite, falecido em novembro do ano passado.

Representando o prefeito Guilherme Menezes, o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, destacou as experiências exitosas que Vitória da Conquista possui no cenário cinematográfico. “Enquanto cinemas no Brasil afora são fechados, a nossa cidade faz o oposto. Um exemplo é o curso de Cinema e Audiovisual da Uesb. Além disso, o Governo Municipal realizou a compra do Cine Madrigal, que está em reforma para cumprir um belíssimo projeto na área, e está em curso ainda o processo de negociação para a aquisição da Casa Glauber Rocha”, enumerou.

Para o professor do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Filipe Brito, que integrou o público da Mostra durante a abertura, a relevância do evento se dá pela oportunidade de disponibilizar obras que, normalmente, não são vistas no circuito comercial do cinema. Somando-se a isso, ele destacou a importância de toda a programação: “A Mostra vai além da mera capacidade de exibição, mas se torna grande porque, além de somente mostrar o filme, ela também propõe uma conversa e um debate sobre ele, e traz até nós pessoas para falar sobre as obras e sobre o cinema.”

 O evento foi marcado pela entrega do troféu Mostra Cinema Conquista aos familiares de Paulo Tiago Leite, ator e cineasta conquistense homenageado nesta edição, e também para Fabiana Leite, diretora do curta “Dentro e fora de quadro”. Mais duas obras foram apresentadas ao público na abertura: “Pati, pra aprender a voar”, de Isaac Souto e Gabriela Leite; e o longa “Para Sempre Teu, Caio F.”, de Candé Salles.

Também participaram da cerimônia da Mostra Cinema Conquista – ano 11, o superintendente de Promoção Cultural do Estado da Bahia, Alexandre Simões; e o coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Glauber Lacerda.